Esportes Titulo
Vettel garante a pole e adia festa de Alonso
Thiago Bassan
14/11/2010 | 07:30
Compartilhar notícia


No último treino da temporada 2010 da Fórmula 1, Sebastian Vettel garantiu ontem a pole position para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, o que fecha o Mundial, a partir das 11h de hoje (horário de Brasília, com Globo), no circuito de Yas Marina.

Com o tempo de 1min39s394, o piloto da Red Bull saiu na frente do companheiro Mark Webber (larga em quinto) e de Fernando Alonso (Ferrari, que sai em terceiro) na briga pelo título. Lewis Hamilton (McLaren), com a chances remotas de ser campeão, larga em segundo. Os brasileiros Felipe Massa, Rubens Barrichello, Lucas di Grassi e Bruno Senna partem, respectivamente, na sexta, sétima, 22ª e 23ª colocações.

Quatro pilotos brigam pelo caneco. O mais próximo da conquista, Fernando Alonso, líder com 246 pontos, garante o troféu com vitória ou segundo lugar. Até mesmo se chegar em terceiro ou quarto ele sai campeão, desde que Webber, vice-líder na classificação, com 238, não vença.

Já o australiano precisa ganhar e torcer para que Alonso cruze a linha de chegada no máximo em terceiro. Se ficar em segundo, Webber teria de cruzar os dedos para Vettel não vencer a corrida e Alonso não superar a sexta colocação.

O companheiro de Red Bull, Vettel (231), terá páreo duro para ficar com o título: tem de chegar em primeiro e torcer para Alonso não terminar entre os quatro primeiros. Ou se acabar em segundo, Webber não poderia superar o quinto lugar e Alonso teria de chegar no máximo em nono.

Com chances remotas, Hamilton (222) depende de combinação de resultados: vencer e Alonso não ficar entre os dez primeiros; Webber precisaria chegar no máximo em sexto e Vettel não poderia terminar entre os dois primeiros.

 

TREINO

Durante a primeira etapa de treinos (Q1), Hamilton fez volta rápida, mas foi superado por Alonso a cinco minutos do final. No Q2, Alonso e Massa iniciaram na frente. Mais adiante, foram alcançados por James Button (McLaren). Na primeira volta, Webber passou a ocupar a quarta posição e Vettel foi o primeiro a andar na casa dos 1min39s, assumindo a primeira posição.

Por fim, no Q3, Felipe Massa entrou em sétimo lugar. A disputa pela pole começou com a McLaren na frente da Ferrari, Hamilton cravou 1min39s5. Em sua primeira volta rápida, Vettel garantiu a ponta e Webber ficou atrás de Button, em quarto. Alonso conseguiu na última volta o terceiro lugar.

Bicampeão, espanhol fica satisfeito com a posição no grid

Após obter desempenho impressionante na última volta do treino para o Grande Prêmio de Abu Dhabi, quando estava em quinto lugar, atrás de todos os rivais na luta pelo título, e saltou para terceiro, o espanhol Fernando Alonso se mostrou bastante satisfeito com o resultado.

"Obviamente, foi uma dura classificação para todos, Eu sabia que com o segundo jogo de pneus, havia algum potencial por vir, e assim, pisei fundo até o limite e o terceiro lugar é ótimo", ressaltou o bicampeão mundial.

Mesmo com todo o favoritismo apontado para ser o vencedor da temporada, Alonso prefere manter a cautela antes da última prova. "Acho que tudo pode acontecer nesta corrida de amanhã (hoje), e nós vimos que algumas coisas mudaram nas últimas etapas - na Coréia, as Red Bull foram muito fortes e perderam a corrida por problemas mecânicos. No Brasil, nós tivemos problemas com os pit-stops", disse.

Alonso confirmou ainda que não pretende adotar estratégia ofensiva na largada, porque isso poderia colocar em risco o título do Mundial. "Não vamos vencer o campeonato na primeira curva. A única coisa que podemos fazer é perdê-lo", concluiu. TB (com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;