Internacional Titulo
Fracassa tentativa de última hora para adiar retirada de Gaza
Da AFP
03/07/2005 | 17:03
Compartilhar notícia


O governo israelense rejeitou neste domingo uma tentativa de última hora apoiada pelo ministro das Finanças Benjamin Netanyahu de adiar a retirada da Faixa de Gaza, prevista para começar dentro de seis semanas.

Dezoito ministros votaram contra a proposta de adiamento da retirada por pelo menos três meses apresentada pelo ministro da Agricultura Israel Katz.

Três ministros se pronunciaram a favor do adiamento: Netanyhayu, Katz e Dany Naveh, Ministro da Saúde, três integrantes linha-dura do Likud, o partido de direita do primeiro-ministro Ariel Sharon.

Segundo Katz, a retirada teria de ser adiada por pelo menos três meses levando em conta o risco de que a Faixa de Gaza "caia sob o controle do Hamas", o movimento radical palestino, e o atraso na construção dos alojamentos em Israel destinados aos colonos de Gaza.

Sharon afirmou que era perigoso adiar a retirada, e criticou os ministros que, segundo ele, "não condenaram a violência dos extremistas de extrema-direita israelenses durante a campanha contra a retirada". "Este silêncio tem que acabar", frisou.

Segundo seu plano unilateral de retirada, Israel deve retirar a partir de meados de agosto mais de 8 mil colonos dos 21 assentamentos da Faixa de Gaza e de outros quatro do norte da Cisjordânia.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;