Internacional Titulo
Líder anuncia dissoluçao da 'República de Kosovo'
Do Diário do Grande ABC
02/02/2000 | 14:09
Compartilhar notícia


O líder moderado kosovar, Ibrahim Rugova, anunciou esta quarta-feira a dissoluçao de todas as instituiçoes da ``República de Kosovo', da qual até o momento era presidente.

O anúncio acontece um dia depois que o adjunto do administrador da Missao da ONU em Kosovo (MINUK), Jock Covey, lamentou que o parlamento da ``República de Kosovo' estivesse reunido quando, em princípio, deveria ter deixado de existir.

Segundo o acordo sobre a administraçao conjunta, que reúne representantes kosovares e da MINUK, todas as estruturas paralelas deviam desaparecer até 31 de janeiro passado. O acordo foi firmado em 15 de dezembro por Rugova, o chefe da ex-guerrilha albanesa Hashim Thaçi e o presidente do parlamento democrático unificado Rexhep Qosja.

``Confirmo que o governo, o parlamento e a Presidência da República de Kosovo, assim como todas suas estruturas políticas, econômicas, administrativas e de segurança deixaram de existir em 1º de fevereiro', declarou Rugova, em um comunicado.

O parlamento da ``República de Kosovo' se reuniu em 31 de janeiro para decidir sua dissoluçao. No entanto, a votaçao foi adiada e a decisao deveria ser tomada dentro de uma semana.

O principal oponente político de Rugova, Hashim Thaçi, anunciou esta terça-feira que seu governo provisório, autoproclamado em fevereiro de 1998, ``deixou de funcionar e continua sendo integrado gradualmente' à nova administraçao conjunta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;