Nacional Titulo
Imóvel alagado será isento de IPTU, avisa Marta Suplicy
Do Diário OnLine
05/02/2004 | 15:35
Compartilhar notícia


A prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT), informou nesta quinta-feira que os imóveis alagados pelas chuvas este ano serão isentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Segundo a prefeita, o projeto de lei seguirá para a Câmara Municipal, em regime de urgência, na próxima semana.

Marta explicou que os subprefeitos já estão "mapeando" as áreas afetadas. A lista dos endereços cujos imóveis serão liberados da taxa municipal será publicada no Diário Oficial do município e no site da Prefeitura na terça que vem. Após isso, os contribuintes serão informados da isenção pelo correio. "O sofrimento das pessoas, de perder tudo, é enorme, é devastador", disse. "Com isso (isenção) as pessoas poderão ter o mínimo de recursos para se reorganizar", afirmou durante entrevista coletiva.

"A medida vai poupar o morador de ter de ir à prefeitura e provar que perdeu isso ou aquilo. Isso acontecerá automaticamente", acrescentou Marta. Na zona Leste, os bairros de Vila Formosa, Penha, Aricanduva, Vila Prudente e Mooca deverão ser incluídos na lista das regiões isentas da cobrança. Já na zona Norte deverão ser beneficiados os bairros de Vila Maria e Vila Guilherme e, na zona Oeste, o Butantã deverá entrar na lista. "Não importa se a água invadiu 1,5 metro ou um centímetro", garantiu a prefeita.

Ainda na entrevista concedida à imprensa no final da manhã, Marta Suplicy ressaltou que o problema das enchentes na zona Leste só se resolveriam com a construção de 16 piscinões — hoje, a cidade tem nove reservatórios subterrâneos para represar as águas das chuvas. Ela avisou que telefonará para Brasília, ainda nesta quinta, para pedir mais recursos para a construção de obras de combate às cheias em São Paulo.

Transtornos - A zona Leste, Sul e a região baixa da zona Norte estão entre as mais prejudicadas com os temporais. Nesta quarta, o Córrego Aricanduva transbordou de novo e deixou submersa a avenida que passa ao lado. Quatro helicópteros Águia da Polícia Militar foram acionados para resgatar mais de 40 moradores e motoristas que ficaram ilhados. Durante a madrugada, mais de 300 toneladas de lixo foram removidos de Aricanduva.

Para evitar tais transtornos (pessoas ilhadas), Marta ressaltou que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e a Companhia de Engrenharia de Tráfego (CET) trabalham em conjunto. "Eles sabem com uma hora de antecedência onde vai chover e interditam as ruas que alagam, para não deixar as pessoas ilhadas. Mesmo assim, tem motoristas que não respeita. Ontem, dois marronzinhos chegaram a ser atropelados", relatou a prefeita.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;