Economia Titulo
STF julga na próxima semana quebra de monopólio dos Correios
Do Diário OnLine
Com Agências
11/11/2005 | 15:52
Compartilhar notícia


Na próxima quinta-feira, o STF (Supremo Tribunal Federal) retoma o julgamento da ação movida pela Abraed (Associação Brasileira de Empresas de Distribuição) contra o monopólio postal da ETC (Empresa de Correios e Telégrafos). A ação deveria ter sido julgada no dia 15 de junho, mas foi adiada porque o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas do processo.

As empresas privadas de distribuição contestam a posição dos Correios, que considera a entrega de correspondências um serviço público exclusivo da União e classifica como "carta" extratos bancários, contas de luz e telefone, talões de cheques e cartão de crédito. As distribuidoras alegam que a Constituição não garante exclusividade à estatal.

Segundo a Abraed, as empresas entendem que, pela Constituição, os Correios seriam responsáveis apenas pela manutenção postal, ou seja, o direito dos brasileiros ao acesso do serviço postal, e não pela exclusividade da operação.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;