Internacional Titulo
Olmert e Abbas discutem conflito israelense-palestino em Jericó
Do Diário OnLine
Com AFP
06/08/2007 | 18:06
Compartilhar notícia


O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Mahmud Abbas, se reuniram nesta segunda-feira em Jericó, na Cisjordânia, para discutir a retomada das negociações de paz na região.  

O encontro, que durou três horas, é o quarto entre os governantes desde o final de março e o primeiro que acontece nos territórios palestinos. As anteriores aconteceram em Jerusalém, já que os israelenses alegaram motivos de segurança.

Os dois líderes discutiram a formação de dois Estados, um israelense e outro palestino, assunto que ainda gera polêmica de ambos os lados sobre qual seria a delimitação de cada território. O resultado das conversações dessa reunião deverá ser apresentado em uma conferência internacional proposta pelo presidente dos Estados Unidos, George Bush, destinada a reativar as negociações de paz para o Oriente Médio que está prevista para o final de 2007.

De acordo com  Nabil Amr, assessor de Abbas, em um anúncio confirmado por uma fonte oficial israelense que pediu anonimato, o presidente da ANP “centrará as conversações na questão de uma solução definitiva (do conflito israelense-palestino)". Amr acrescentou que o líder palestino “pedirá a Olmert que liberte mais prisioneiros palestinos, que acabe com os postos militares na Cisjordânia e dê um fim à colonização".

Negociação - O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, se mostrou disposto a abrir negociações em um futuro próximo sobre a criação de um Estado para os palestinos. "Vim aqui para falar com você sobre as questões fundamentais entre Israel e a Autoridade Palestina, e espero que isto nos leve rapidamente a abrir negociações sobre a criação de um Estado palestino", afirmou Olmert a Abbas antes da reunião, realizada a portas fechadas.

Israel se opõe a discutir assuntos-chave sobre o futuro Estado palestino, como a delimitação de suas fronteiras, a divisão de Jerusalém e o destino dos refugiados palestinos de 1948. "Não esperamos grande coisa desta reunião", disse o principal negociador palestino, Saeb Erakat, pouco antes de seu início. Erakat reiterou que "a questão mais importante" é em relação "às conversações políticas sobre o status final" dos territórios.

Um alto funcionário israelense declarou que Olmert não entrará em negociações aprofundadas com os palestinos "antes de novembro", quando poderia acontecer a reunião internacional sobre Oriente Médio proposta pelo presidente americano, George W. Bush. Erakat prevê que, para que essa conferência tenha êxito, deve "ser bem preparada e realizada sobre bases claras e precisas".

Ele informou que Olmert e Abbas estudariam também a criação de um "conselho econômico conjunto" destinado a favorecer os intercâmbios com a Cisjordânia, enquanto a faixa de Gaza segue totalmente fechada por Israel desde que militantes do Hamas tomaram o poder à força, em junho passado.

Um dos chefes do Hamas em Gaza, Mahmud Zahar, advertiu Abbas que esse fechamento não pode continuar. "A continuação do sítio de Gaza terá conseqüências políticas graves sobre o presidente Mahmud Abbas", ameaçou em um comunicado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;