Cultura & Lazer Titulo
Região tem exemplos arquitetônicos notáveis
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
31/07/2004 | 16:56
Compartilhar notícia


 O Sesc de Santo André, de Tito Livio Frascino e Vasco de
Mello, exemplo de arquitetura destinada ao uso social A selva de concreto do Grande ABC, em termos arquitetônicos, é menos pobre do que aparenta ser. Talvez não sejam tão numerosas, mas as obras projetadas para interagir com o ser humano cumprem seu papel em várias cidades. Escolas, prédios residenciais e públicos, centros comerciais e espaços culturais marcam seu terreno e são referência para as construções de seu entorno.

Como define o arquiteto andreense Jorge Bomfim, a “arquitetura é a arte de organizar o espaço dentro de uma função social”. Então, qual seria o erro quando uma cidade oferece a sensação de sufoco? “Infelizmente, nós arquitetos só participamos de 6% do que é construído. Esse número é de 20 anos atrás, mas não mudou muito”, afirma o também arquiteto Douglas Piccolo, de São Bernardo.

Uma das causas deste panorama é a ação voraz da especulação imobiliária, que trata o imóvel apenas como produto de venda. Para os arquitetos, não deveria ser assim. “A boa arquitetura é como uma boa música, deve oferecer bem-estar e conforto”, diz Bomfim.

Além disso, a arquitetura pensa o prédio como um marco, tanto espacial quanto histórico. “Com a derrubada dos elementos naturais significativos, o ser humano precisa de marcas artificiais de qualidade para se orientar”, afirma Piccolo. “A arquitetura é reflexo de momentos históricos, de um tipo de vida social, de relação entre pessoas e até de um tipo de economia e tecnologia”, diz o arquiteto Decio Tozzi.

Ao citar a tecnologia, Tozzi fala que atualmente é comum o uso plural dos materiais, mas entre as mais usadas estão as estruturas de metais como titânio, cobre e tungstênio. “São materiais de grande ductibilidade (flexíveis e fáceis de dobrar), que permitem as mais variadas formas”, afirma o arquiteto. Mas, antes da forma existe a idéia. “Arquitetura tem de ter um conceito e deste nasce a forma”, diz Tozzi, que assina a cobertura da rua Coronel Oliveira Lima, em Santo André. “A Oliveira Lima será um shopping de rua com uma galeria também no andar superior, um conceito pioneiro”, afirma o autor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;