Política Titulo
PMDB pode acabar na Assembléia
José Afonso Primo
Colunista do Diário
24/03/1999 | 22:27
Compartilhar notícia


O PMDB está correndo o risco de desaparecer na Assembléia Legislativa. O partido elegeu oito deputados estaduais em 1998, dos quais quatro já têm sua saída do partido praticamente definida. Outros dois alegam que nao podem mais permanecer na legenda. Se isto vier a se confirmar, a bancada pemedebista na Casa perderá até o direito a manter sua estrutura de liderança.

A maioria dos deputados do PMDB tende a migrar para o PPS, partido com o qual alguns desses deputados já estao conversando há algum tempo. O principal interlocutor dos pemedebistas tem sido o ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, candidato à Presidência da República no ano passado.

O PPS, aliás, poderá ter a sua maior base no Grande ABC. Dois dos três parlamentares eleitos pelo partido no ano passado - José Augusto Ramos e Marco Antônio Tortorello - sao da regiao, enquanto só em Sao Caetano três vereadores do PTB migraram para a legenda de Ciro. Sem contar que o prefeito da cidade, Luiz Tortorello (PTB), embora negue a informaçao, pode seguir os passos do filho Marquinho, entrando para a sigla que substituiu o extinto PCB.

O PMDB está prestes a perder os deputados Arnaldo Jardim, Vitor Sapienza, Dimas Ramalho e Rosemary Corrêa para o PPS. Sapienza acusa os diretórios estadual e municipal de Sao Paulo de nao respeitar os deputados, fazendo negociaçoes políticas sem consultá-los.

Jorge Luís Caruso é outro que afirma ter sido convidado a deixar o PMDB. Seu colega Gilberto Nascimento está com um pé no PSDB e Faria Júnior, o parlamentar estadual mais votado em Sao Paulo nas últimas eleiçoes, diz estar sem condiçoes de permanecer no partido do ex-governador Orestes Quércia.

Ao saber que o prefeito de Sao Paulo, Celso Pitta (PPB), negocia sua entrada no PMDB, alguns desses pemedebistas nao esconderam o espanto. "Nós já agüentamos o Quércia e agora vamos ter de agüentar o Pitta?", indagou um deles.

Na tentativa de impedir a debandada, Quércia pediu a realizaçao de uma reuniao, mas a bancada estadual preferiu nao marcar a data ainda. O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, também quer se encontrar com os parlamentares, na próxima segunda-feira.

Além desses pemedebistas que estao na iminência de deixar o partido, deputados de outros partidos já mudaram de legenda na Assembléia. Agripino Lima trocou o PFL pelo PTB, Duarte Nogueira deixou o mesmo partido e se filiou ao PSDB, enquanto o pefelista Marcio Araújo foi para o PL.

Eduardo Soltur e Milton Vieira foram eleitos pelo Prona e estao também no PL, da mesma forma que Ramiro Meves. José Benedito Rezende está trocando o PPB pelo PSDB. Pedro Ives também pode abandonar a sigla malufista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;