Internacional Titulo
Coréia do Norte diz que venceria EUA em guerra nuclear
Do Diário OnLine
17/02/2003 | 17:05
Compartilhar notícia


O governo norte-coreano afirmou nesta segunda-feira que venceria os Estados Unidos no caso de uma guerra nuclear. A rádio Estatal do país divulgou comunicado em que diz que “em um conflito nuclear, a vitória nossa e a bandeira vermelha do exército norte-coreano tremulará de maneira vigorosa".

A declaração veio momentos depois do New York Times publicar nesta segunda-feira que a Casa Branca está desenvolvendo planos para aplicar sanções contra a Coréia do Norte caso Pyongyang se negue a abandonar seus esforços para fabricar armas nucleares.

Segundo o jornal, as sanções podem incluir a apreensão dos embarques de armas da Coréia do Norte e o bloqueio das remessas de dinheiro pelos coreanos que vivem no Japão, de acordo com o jornal.

O primeiro passo, de acordo com o NYT, poderia ser marcar uma reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, talvez nas próximas duas semanas, para condenar os recentes passos da Coréia do Norte em direção ao desenvolvimento de armamento nuclear.

O periódico diz ainda que muitos altos funcionários norte-americanos estão preocupados com a hipótese de que se os Estados Unidos atacarem o Iraque, a Coréia do Norte possa utilizar a oportunidade para avançar em sua produção de armas, adiantou o jornal.

A crise envolvendo o programa nuclear da Coréia do Norte começou depois de Washington ter afirmado que Pyongyang admitiu investir em um programa de enriquecimento de urânio, o que violaria o Tratado de Não-Proliferação de Armas.

A Agência Internacional de Energia Atômica da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que o país rompeu com o acordo e enviou o assunto ao Conselho de Segurança da ONU. O regime norte-coreano classificou a atitude como uma intromissão em assuntos internos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;