Economia Titulo
IBGE encerra procura por pesquisadores para o Censo
Paula Cabrera
Do Diário do Grande ABC
07/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Depois de início fraco na procura para o cargo de pesquisador para a realização do Censo deste ano, o interesse pelas vagas deslanchou na região e o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) fechou o período de inscrições para o cargo batendo a média atual, com 1,91 candidato por vaga.

A procura pelo concurso mais que dobrou nos últimos dez dias de inscrição angariando 2.588 novos interessados, somando total de 4.937 inscritos. Até o fim do período de adesão ao processo nos postos físicos, que aconteceu no dia 25, 9% das 2.582 vagas disponibilizadas no Grande ABC ainda estavam sobrando. A situação intimidava coordenadores do órgão, que apostavam, inclusive, na prorrogação do prazo para atingir o número mínimo de classificados.

"No final, é sempre correria, as pessoas deixam mesmo tudo para a última hora. Acreditamos que os números devem melhorar ainda mais", avalia o supervisor das cidades de São Bernardo, Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Reynaldo Beliziario Gomes Oliveira.

As inscrições podiam ser feitas pela internet até domingo, no entanto, o site do concurso gerou boletos que foram pagos até o fim do dia de ontem, o que faz com que a quantidade de candidatos por vaga possa sofrer nova alteração. "O número divulgado engloba apenas interessados até 31 de março, mas acreditamos que aumentaremos em 5% os inscritos em cada cidade", diz o coordenador José Antonio Gomes Fontes, responsável pelas áreas de Santo André e São Caetano.

As adesões ao concurso pela internet representaram 71,44% do total da região. Segundo os coordenadores, o alto número reflete a modernização das cidades do Grande ABC. "Pelo Correio, a inscrição hoje é fraca. As pessoas preferem a internet, mas isso varia. Santa Isabel, cidade próxima à Grande São Paulo, teve mais inscrições nos Correio do que pelo computador. Santa Gertrudes, no Interior, teve maior procura no posto físico. Isso é um fenômeno de cidade grande", adverte Fontes.

O coordenador completa que o difícil acesso aos Correios que realizavam as adesões na região contribuíram para que as fichas fossem preenchidas on-line. "Em Santo André, as inscrições eram feitas só em uma agência dos Correios. Fica mais fácil que a procura maior ocorra na internet", pontua.

Com o aumento dos interessados em concorrer aos postos, os diretores descartam prorrogação do prazo do concurso. "Tivemos bom desempenho. Mesmo que haja desistência, temos números para suprir esses cargos sem problemas. A possibilidade de renovação do prazo agora é quase nula", afirma Oliveira.

TEMPO CERTO - Apesar da necessidade do concurso público, as vagas de recenseador são temporárias para o período do Censo, que vai de agosto até o fim de novembro. A remuneração para o cargo varia de R$ 800 a R$ 1.600 dependendo da quantidade de habitantes do município e da produtividade do pesquisador.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;