Economia Titulo
América Latina poderá alcançar meta de educação antes de 2015
Da AFP
17/04/2005 | 21:28
Compartilhar notícia


A América Latina poderá atingir a meta do milênio de educação para todos antes de 2015, indicou o Bird (Banco Mundial) em um relatório divulgado neste domingo. A organização pede aos países ricos o apoio às nações em desenvolvimento que tomarem iniciativas educacionais.

"A América Latina, o leste da Ásia e o Pacífico deverão atingir este objetivo bem antes de 2015", apontam os autores do documento, ao citarem a meta do milênio sugerida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Já o sul da Ásia e a África Subsaariana acumulam muito atraso, enquanto os países europeus em desenvolvimento, a Ásia central, o Oriente Médio e o norte da África "têm que acelerar o número de matrículas nas escolas para consegui-lo".

O vice-presidente de Desenvolvimento Humano do Bird, Jean-Louis Sarbib, convocou "as nações ricas a ajudar os países em desenvolvimento que levam a sério a responsabilidade de oferecer a seus meninos e meninas um ensino primário de qualidade".

"Com financiamento e apoios suplementares, deverão aumentar as taxas de escolarização, começar a formar novos professores, criar mais aulas e aumentar a qualidade do ensino", destaca o documento.

"Em um mundo tragicamente privado de soluções mágicas, o ensino primário continua sendo um dos meios de desenvolvimento disponíveis mais espetaculares", destacou Sarbib.

Segundo o relatório, "51 países já conseguiram matricular 100% das crianças em idade escolar, e outros sete, principalmente na América Latina, estão em vias de consegui-lo". O documento destaca que a região "obteve progressos importantes no objetivo de redução de dois terços da mortalidade infantil", outra das metas do milênio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;