Turismo Titulo Alagoas
Terra de mar e lagoas

Confira as belezas do litoral alagoano, desde Maragogi até
Barra de São Miguel, passando, claro, pelas praias de Maceió

Eliane de Souza
Enviada a Alagoas
29/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Se pensar em férias traz à mente a imagem de coqueiros reclinados à beira-mar, balançando ao sabor dos ventos, assim como nas paisagens que ilustram os fundos de tela do computador do escritório, muito provavelmente você imaginou algum cenário de Alagoas.

É difícil descrever o litoral do Estado sem fugir do clichê. Os encantos podem ser observados no nascer do sol, que reflete sua luz laranja nas ondas que beijam as areias douradas, ou no contraste dos coloridos barcos a vela com o mar, que mais parece se misturar ao céu no horizonte.

Como o próprio nome sugere, neste Estado há lagoas - 17 ao todo, além de praias, dunas, piscinas naturais, boa gastronomia e rico artesanato - em território de apenas 27 mil quilômetros quadrados. Não por acaso, este é considerado o litoral mais bonito do Nordeste brasileiro, com águas esverdeadas de temperatura agradável, areias branquíssimas e pontos onde é possível observar corais, peixes, ouriços e caranguejos a poucos quilômetros da costa.

Uma das dez praias mais bonitas do País também está em Alagoas, a 33 quilômetros da capital, Maceió, seguindo pelo Litoral Sul. Na Barra de São Miguel, embarque em uma escuna (custa cerca de R$ 30) com destino à praia do Gunga, cenário de sonho com uma ponta de areia branca avançando sobre o mar esverdeado. A praia é margeada por uma plantação de 10 mil coqueiros. Embora a atmosfera seja paradisíaca, a praia não tem nada de deserta e dispõe de boa infraestrutura, com restaurantes, lojas de artesanato e barracas que alugam cadeiras e guarda-sóis.

É deste ponto que se observa - confortavelmente instalado em uma espreguiçadeira e com caipirinha de cajá em mãos - o encontro do mar com a Lagoa do Roteiro, assim como o sobe e desce das marés que formam piscinas naturais de águas rasas e mornas em área formada por arrecifes de corais.

Tudo isso pode ser observado também do alto, em passeios de fly boat, espécie de barco voador formado por bote inflável e asa-delta. O passeio dura 15 minutos e sai da praia do Gunga, passando por Barra de São Miguel e praia do Francês. Custa, em média, R$ 100. Por terra, ainda é possível explorar as falésias em passeios de buggy. Tanta beleza é capaz de fazer até os workaholics se renderem ao ócio.

Pérolas do Litoral Sul

Barra de São Miguel não se restringe ao cais de onde partem embarcações para as praias do Gunga e do Francês.

Boa parte do litoral conta com extensa barreira de arrecifes que, durante a maré baixa, forma enorme piscina natural de águas calmas e cristalinas, ideal para banhos e mergulhos.

Onde não existe a proteção dos arrecifes, predominam as ondas fortes, perfeitas para a prática do surfe. A paisagem ainda é formada por hotéis, bares, restaurantes, condomínios e casas de veraneio.

O Litoral Sul ainda é pontuado por lugares como a praia de Jacarecica. Suas falésias chegam a ter 30 metros de altura e, em dias ensolarados, refletem o colorido avermelhado nas águas cristalinas do mar. Trata-se de faixa de areia praticamente selvagem, apropriada para a contemplação.

Ao lado está a praia do Pontal do Coruripe, onde há um enorme farol de sinalização para os navios. Um paredão natural de pedras amortece a bravura das águas e, quando a maré enche, formam-se duas grandes piscinas naturais. Quem aporta em Pontal do Coruripe se depara com um balneário turístico com total infraestrutura.

Outra pérola da região é a praia do Peba, que pertence a uma APA (Área de Proteção Ambiental). Neste cenário destacam-se as grandes dunas que mudam a paisagem de acordo com os ventos.

A praia é sede de eventos pesqueiros como a Gincana de Pesca de Arremesso, que ocorre em novembro. Além disso, possui diversos restaurantes com cardápio que privilegia a moqueca de camarão, prato típico da região.

A jornalista viajou a convite do Troféu Lagoa Mar e da Tam Linhas Aéreas

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;