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Basf investe R$ 8 milhões e lança tintas sem cheiro
Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
04/03/2008 | 07:09
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A Basf acaba de lançar uma inovação: tintas sem cheiro para a pintura de imóveis.

Antiga reivindicação dos consumidores, identificada em pesquisas de satisfação feitas pela empresa, a retirada do odor exigiu R$ 8 milhões de investimentos e um ano de trabalho no laboratório localizado na fábrica de São Bernardo.

Líder de mercado, com 39% de participação nas vendas de tintas imobiliárias, com a marca Suvinil (60% no segmento premium, de produtos para um público mais sofisticado), a companhia tem como estratégia estimular os consumidores a renovarem a decoração de suas casas.

Também por meio das pesquisas com o público, a Basf identificou que uma das barreiras para uma renovação mais freqüente era o forte odor. Isso porque exigia que as famílias se ausentassem do ambiente pintado, em alguns casos, por pelo menos um dia.

Com o desenvolvimento de uma nova fórmula, que passou a ser incorporada nas tintas acrílicas da marca Suvinil, esses produtos (linhas Fosca, Semibrilho, Toque de Seda e Limpa Fácil) deixam de ter o tradicional cheiro rapidamente – em até três horas.

A perspectiva é não apenas crescer em vendas, com o novo atributo, mas ajudar no desenvolvimento de todo o mercado – ao retirar esse obstáculo para a renovação dos ambientes –, segundo a gerente de marcas da Basf, Fernanda Dallorto Figueiredo.

Uma das intenções é conseguir ampliar o consumo per capita de tintas no País (que gira em seis litros por habitante anualmente), considerado baixo na comparação com países desenvolvidos.

EM ASCENSÃO

Impulsionado por medidas do governo federal, de incentivo ao segmento imobiliário (como a redução de tributos para os fabricantes de material de construção) e de expansão do crédito para a habitação, o setor de tintas no País alcançou crescimento de 8% no volume de vendas no ano passado.

A Basf informou que a área de tintas imobiliárias (a marca Suvinil) cresceu acima do mercado, na casa dos dois dígitos, ou seja, mais de 10%.



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