Economia Titulo
Produção industrial subiu 0,4% em julho, diz IBGE
Do Diário OnLine
05/09/2003 | 20:50
Compartilhar notícia


A produção industrial brasileira subiu 0,4% em julho em relação ao mês anterior. A alta não foi suficiente para superar a queda de 2,5% verificada em relação a julho de 2002. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o patamar é o segundo mais baixo desde dezembro de 2001, perdendo apenas em junho, quando houve queda de 2,6%.

Apesar do leve crescimento industrial em julho, o chefe do Departamento de Indústria do IBGE, Sílvio Sales, acredita que ainda é cedo para afirmar que começou o processo de recuperação do setor. Segundo ele, a indústria brasileira terá dificuldades para fechar o ano no azul. “A trajetória continua em queda, só que agora foi menor”, disse.

No acumulado dos sete primeiros meses de 2003, a indústrias brasileiras produziram 0,3% a menos que no mesmo período no ano passado. Apesar da queda, os 12 meses acumulados até julho acumularam expansão de 1,9% na produção industrial.

De acordo com o IBGE, o avanço em julho reflete, principalmente, a recuperação da indústria extrativa mineral, que registrou um crescimento de 8,8%. O setor foi beneficiado pela extração de petróleo e gás, pela Petrobras, que compensou em julho parte das perdas por causa das paralisações técnicas de junho.

No índice por categorias de uso, os bens intermediários tiveram o primeiro resultado positivo em cinco meses, com aumento de 1%, influenciado pela normalização na produção de petróleo. Os bens de consumo duráveis cresceram 0,7% em relação a junho, enquanto os bens de capital subiram 0,4%. Os semiduráveis e não-duráveis, no entanto, mantiveram em julho a queda do mês anterior, de 2,1%.

Na comparação com julho de 2002, 13 dos 20 ramos pesquisados pelo IBGE tiveram queda. As principais foram nos setores de fumo (-60%), farmacêutico (-22,7%) e material elétrico e comunicações (-14%). Já as maiores altas na produção ocorreram nas indústrias mecânica (+4,7%), metalúrgica (+4%) e extrativa mineral (+2,3%).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;