Nacional Titulo
Itapecerica da Serra vai construir moradias para famílias do MTST
Das Agências
05/09/2007 | 21:14
Compartilhar notícia


A Secretaria de Estado da Habitação, por meio da CDHU (Companhia de  Desenvolvimento Habitacional e Urbano), e a Prefeitura de Itapecerica da Serra assinaram um acordo nesta quarta-feira para atender as famílias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto). O acordo, expresso em dois protocolos de intenções, estabelece que a prefeitura doará dois terrenos nos quais a CDHU construirá unidades habitacionais para as famílias.

O coordenador estadual do MTST, Guilherme Castro, disse que essa é a primeira vez que o movimento encontra um canal para negociação. "A disposição do Governo Estadual de levar adiante os entendimentos e discutir com os movimentos de uma maneira séria e respeitosa é inédita. Gostaria de agradecer a abertura que nos foi dada pela  Secretaria  de  Habitação para conversar.  Posso afirmar que o encaminhamento dos trabalhos já começa a render frutos", finalizou.

Pelo acordo firmado, a prefeitura encaminhará à Câmara Municipal um Projeto de Lei que autoriza a doação dos terrenos à CDHU. As áreas estão localizadas nos bairros Jardim Paraíso e Vila Calú, e juntas possuem mais de 44 mil m². Após a doação, a CDHU será responsável pela edificação dos imóveis. A Caixa Econômica Federal financiará os imóveis com subsídios.

As  famílias do movimento estão alojadas provisoriamente em um terreno da Vila  Calu,  pertencente ao município, cuja a reintegração de posse foi suspensa temporariamente.  Desde o início do conflito, a Secretaria de Estado da Habitação vem mediando  negociações entre as três esferas de governo e o movimento, que resultaram na desocupação pacífica de uma outra área ocupada, denominada Ocupação João Cândido.

De acordo com o secretário de Estado da Habitação e presidente da CDHU, Lair  Krähenbühl, a união dos três governos é fundamental para resolver as questões  habitacionais desse tipo."Existem muitos movimentos de luta por moradia e nós  entendemos a dimensão do problema. Porém só com uma ação conjunta  entre as três esferas governamentais poderemos efetivamente criar condições para atender essas famílias". 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;