Internacional Titulo
CUT e MST declaram solidariedade a Cuba
Do Diário do Grande ABC
27/06/1999 | 21:27
Compartilhar notícia


A Central Unica dos Trabalhadores (CUT), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e o Fórum Nacional contra o Desemprego pela Terra e Cidadania organizaram manifestaçoes em frente aos principais hotéis onde estao hospedados chefes de Estado que participam amanha da Cimeira. Com faixas e cartazes, fizeram passeata pela Avenida Atlântica, em Copacabana, zona sul do Rio, contra o desemprego e pela reforma agrária.. Os manifestantes pararam em frente ao Hotel Othon para prestar solidariedade ao povo cubano e ao presidente de Cuba, Fidel Castro.

O hotel estava sendo preparado para receber Fidel Castro desde a noite de sábado, mas o presidente nao havia chegado até hora da manifestaçao. Segundo a gerência do Othon, 130 quartos foram reservados para a comitiva cubana, a maior das seis delegaçoes hospedadas no hotel. A menor delas é da Guiana, que reservou apenas um quarto.

Após gritar slogans de apoio a Fidel Castro e contra o presidente Fernando Henrique Cardoso, os manifestantes prosseguiram até o hotel Rio Palace, no Posto 6. De lá, eles foram para o centro da cidade, onde estava marcado um ato, com a participaçao de dirigentes da CUT e de partidos políticos de esquerda. Para esta segunda e terça estao marcadas novas manifestaçoes na Cinelândia, onde cerca de 30 representantes do (MST) festao acampados.

O grupo de sem-terra é de uma fazenda de Sao Joao da Barra, norte do Estado. De acordo com os sem-terra a fazenda Dantas é improdutiva e deveria ser desapropriada pelo Instituto acional de Colonizaçao e Reforma Agrária (Incra). A coordenadora do acampamento na fazenda, Luzia de Cássio, disse que a justiça deu 14 dias para que os sem terra deixem o local. De acordo com Luzia, os acampados sao ex-funcionários da Usina de Baixa Grande, que funcionava na fazenda e foi desativada. "Todos ficaram sem emprego e decidimos acampar nas terras, que estao improdutivas", disse. Ela afirmou que o dono da Saco Dantas é o cubano Fernado De La Riva.

Luzia disse que, apesar do acampamento na Cinelândia nao ter relaçao direta com a Cimeira, durante o ato de amanha os manifestantes podem ir até o Museu de Arte Moderna (MAM). "Vamos fazer uma reuniao com a regional do movimento do Rio para decidir essa questao."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;