Política Titulo
Auricchio antecipa plano de governo
Beto Silva
Do Diário do Grande ABC
12/09/2008 | 08:47
Compartilhar notícia


O prefeito de São Caetano e candidato à reeleição, José Auricchio Júnior (PTB), irá priorizar as áreas de Habitação, Educação e Saúde, caso seja reconduzido ao cargo. Os setores são destaque do plano de governo do petebista lançado quinta-feira para a imprensa. A divulgação para a população ocorrerá no dia 18, às 19h30, no Buffet Status, na região central da cidade.

Auricchio antecipou o anúncio das propostas para os meios de comunicação devido à distribuição de panfletos promovida pela coligação oposicionista Amor por São Caetano, liderada pelo petista Jayme Tortorello. O material informativo ressalta que o plano diretor da cidade prevê a desapropriação de casas, o que é negado veementemente pelo atual chefe do Executivo.

O documento lançado pelo candidato governista possui 80 páginas, com cerca de 300 projetos elaborados por 60 pessoas. Na área educacional, Auricchio visa municipalizar o segundo ciclo do ensino fundamental (5ª a 8ª séries), criar um núcleo de capacitação profissional para aperfeiçoamento dos educadores e uma escola de formação de atletas. A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) terá função diferenciada nos próximos quatro anos, caso o petebista seja reeleito. O candidato irá reformular a política de mensalidades da instituição e estabelecerá uma vertente de ensino profissionalizante na faculdade, para qualificar os jovens e abreviar o acesso ao mercado de trabalho.

Na área de Saúde, Auricchio pretende construir um anexo no Hospital Municipal Maria Braido, três centros de especialidades médicas e duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), nos bairros Fundação e Santa Paula, além de entregar o Hospital da Mulher, ainda neste ano, onde funcionava o pronto-socorro. "Avançamos bastante nessa área, mas é possível fazer ainda mais", avaliou Auricchio.

Também é destaque no plano de governo do petebista a atenção aos integrantes da terceira idade. A partir de 2009 serão feitos dois centros de convivência. Uma outra proposta para a terceira idade, que não consta no documento porque começou a ser amarrada quinta-feira, é um projeto habitacional em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo).

Trata-se de um condomínio horizontal, denominado Vila da Dignidade, destinado a moradores selecionados por critérios estabelecidos pelo órgão estadual e pelo Conselho Municipal do Idoso. As casas - de 12 a 15 unidades - serão levantadas num terreno de até 2.000 metros quadrados cedido pela Prefeitura.

Ainda na área habitacional, Auricchio prometeu a construção de apartamentos populares para zerar o déficit habitacional do município, atualmente em 80 unidades. Há dois meses, o petebista havia prometido construir 1.200 imóveis, mas quinta-feira não confirmou o número. "Temos mais de um terreno em vista para acabar com o gargalo desse setor."

E para quem esperava intervenção efetiva para controle da verticalização em São Caetano, não haverá mudança na lei de zoneamento. Nesse aspecto, o pleno de governo do candidato observa apenas que irá "manter permanente estado de regulação sobre o uso e ocupação do solo, de forma a garantir o desenvolvimento urbano equilibrado e sustentado". "O poder público não deve ser interventor do mercado", justificou.

Auricchio também explanou acerca dos projetos para o fim do atual mandato e divulgou que estão em andamento negociações para abertura de linhas de crédito imobiliário para funcionários públicos, por meio do banco Santander.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;