Nacional Titulo
Cadela frustra fuga de presos
Do Diário do Grande ABC
08/04/1999 | 18:27
Compartilhar notícia


Uma cachorra vira-lata impediu a fuga de 87 presos da Cadeia Pública de Sorocaba, na quarta à noite. Os presos haviam cavado um túnel mas, quando preparavam a fuga em massa, a cachorra começou a latir, atraindo os carcereiros. O cao, sem dono, vive nas imediaçoes da cadeia e acabou tornando-se mascote dos funcionários e dos próprios presos. Eles a chamam de "Mazé" e lhe dao restos de comida.

O plano, que possibilitaria a fuga dos presos de quatro celas da ala externa, foi descoberto quando os carcereiros de plantao estranharam a agitaçao da cachorra, que latia muito. Como o cao costuma ser tranqüilo, eles foram averiguar e descobriram o túnel. A passagem, de 1,5 m de largura por três de extensao, saia do xadrez número 3 e terminava em um terreno existente atrás da cadeia. Os presos dos outros xadrezes teriam acesso ao túnel por buracos abertos nas paredes. Os carcereiros deram o alarme a transferiram os presos para o pátio interno.

Durante a revista, foram apreendidos um estilete, uma broca, um alicate, um cadeado e dois revólveres de brinquedo. O diretor da cadeia, delegado Dirceu Marcelino, embora negando que todos os méritos sejam da cachorra, disse que a fuga ocorreria provavelmente naquela noite. Segundo ele, os carcereiros ouviram batidas vindas da cela três e já estavam desconfiados. Mas, segundo os funcionários, eles nao sabiam do túnel. Foi a cachorra que, latindo, apontou o local de saída, na área externa da prisao.

Nesta quinta, funcionários brincavam com a "Mazé", ameaçando "entregá-la" aos presos. Por causa da tentativa de fuga, eles ficaram sem o banho de sol. A cadeia tem capacidade para 160 detentos, mas abriga 420. A lotaçao já chegou a ser superior a 650 presos, causando seguidas tentativas de fugas. O prédio está com a estrutura comprometida, principalmente por causa dos inúmeros túneis abertos pelos presos para fugir.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;