Esportes Titulo
Estreante, Hamilton sobe no pódio e leva McLaren ao delírio
Flavio Gomes
Especial para o Diário
18/03/2007 | 20:20
Compartilhar notícia


Para quem, 12 anos atrás, era um moleque durango kid que andava de kart e pediu um autógrafo a Ron Dennis, até que as coisas estão saindo melhor que a encomenda. Lewis Hamilton fez uma corrida brilhante neste domingo e, já na estréia, subiu ao pódio com a terceira colocação. É o primeiro piloto a debutar na categoria e levar para casa uma taça desde Jacques Villeneuve no GP da Austrália de 1996, segundo pela Williams.

Hamilton, neto de imigrantes da ilha caribenha de Granada que foram para a Inglaterra na segunda metade do século passado, voltou a encontrar Dennis em 1998, três anos depois de pedir o tal autógrafo.

O dirigente se lembrou dele, ficou bem impressionado com seus resultados no kart e o resto é história: “adotou” Lewis, investiu em sua carreira e ela começou a dar frutos em 2005, quando ele ganhou o Europeu de F-3. No ano passado, faturou a GP-2. E tornou-se o primeiro negro a andar na F-1.

“Estou absolutamente em êxtase. É muito mais do que eu poderia sonhar”, comemorou o garoto de 22 anos. Na largada, ele já mostrou do que seria capaz. Ao se ver bloqueado pelos dois carros da BMW Sauber, puxou seu McLaren para a esquerda e passou todo mundo. Fechou a primeira volta em terceiro, à frente do companheiro e bicampeão Fernando Alonso.

Quando Heidfeld parou nos boxes, Lewis assumiu a segunda posição e chegou a liderar a corrida. Não se intimidou com a pressão de Alonso e só foi ultrapassado pelo espanhol porque, antes de seu segundo pit stop, perdeu tempo com retardatários e Alonso encostou. Como só pararia duas voltas depois, o bicampeão acabou saindo dos boxes à frente do inglês.

“Era para parar uma depois, mas eu economizei combustível atrás de Lewis e consegui ganhar mais uma volta”, disse o marrento Alonso, garantindo que quando o inglês abria um pouco, era porque ele estava tirando o pé. “Eu precisava de uma certa distância para refrigerar o carro.”

Ron Dennis, chefe da McLaren, ficou satisfeito com os 14 pontos anotados por seus pilotos, que colocaram o time na liderança do Mundial. Mas deu uma alfinetada na BMW Sauber. “Não entendi a tática de seus dois pilotos de se jogarem à frente dos nossos na largada. Isso estragou nossa corrida, porque a Ferrari conseguiu abrir demais”, reclamou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;