Política Titulo EM BUSCA DA VAGA
Dinah Zekcer faz pressão velada por vice

Petebista de Sto.André pretende deixar Secretaria de Governo em junho; vereança seria esquecida

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/03/2012 | 07:03
Compartilhar notícia


A vice-prefeita de Santo André e secretária municipal de Governo, Dinah Zekcer (PTB) deu ontem mostra velada da pressão interna para se manter ao lado do prefeito Aidan Ravin (PTB) na chapa governista. Demonstrando o interesse na união puro sangue, a petebista pretende deixar a titularidade da Pasta de Governo apenas em junho, medida necessária para disputar cargo no campo majoritário. "Devo sair com quatro meses de antecedência (à eleição de 7 de outubro)."

Dinah fez consulta junto à Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura para ter ciência do período para se desincompatibilizar do posto. Caso a costura fosse para abandonar a chapa para ser candidata a vereadora - ela atuou por 16 anos no Legislativo -, a vice precisaria deixar a secretaria seis meses antes do pleito, ou seja, dia 6 de abril.. "Já vi com o departamento jurídico. Tinha chance de quatro ou seis meses. (Vou com a chance de candidatar-me) para o majoritário."

A petebista, que ocupa também a presidência do partido local, assegurou que houve diálogo prévio com Aidan para analisar o melhor caminho relacionado à sua postura. Segundo ela, foi apresentado ao correligionário o documento do jurídico que relata todas as condições eleitorais para concorrer no pleito. "Perguntei se o prefeito queria que eu saísse com seis ou quatro meses, mas não resolvemos (a situação), porque ainda tem tempo (até dia 6)."

A demonstração do interesse em permanecer no cargo ocorre justamente com alteração significativa no cenário político andreense. Na semana passada, Aidan procurou o PSDB e fez convite oficial para contar com o tucanato local no arco de alianças. Na negociação entre os partidos, ficou colocada a possibilidade de abertura da chapa governista ao eventual aliado. Entre os nomes cogitados tucanos para a indicação do vice estão a secretária municipal de Educação, Cleide Bochixio, o vereador Marcos Cortez e o presidente do diretório tucano local, Ricardo Torres.

Ao adiantar a realização de encontro partidário ontem no diretório, Dinah enfatizou que a permanência na condição de vice é "uma coisa comum". "Interesse é natural, como sempre foi, sem nenhum problema." Em 2008, a dirigente do PTB foi uma das únicas que apostaram no nome de Aidan, então vereador de primeiro mandato. Prova disso é que a candidatura foi lançada sem nenhum aliado.

A vitória petebista, em larga escala, foi atribuída também a Dinah pelo recall eleitoral de quatro eleições consecutivas na Câmara com forte apelo na região central, área que Aidan tinha pouca penetração.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;