Fechar
Publicidade

Domingo, 17 de Outubro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Direitos e deveres pelas ruas

André Henriques/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Luís Felipe Soares

02/07/2017 | 07:08


Lições de cidadania estão espalhadas pela minicidade reaberta nas instalações da Sabina Escola Parque do Conhecimento (Rua Juquiá. Tel.: 4422-2000), na Vila Eldízia, em Santo André. O novo ponto de visita aposta em pequena versão do município para fazer com que o público possa aprender sobre a importância de comportamentos seguros no trânsito, seja você no papel de pedestre, pedalando de bicicleta ou como passageiro.

Agora, o local conta com o nome Espaço Vivencial de Mobilidade, com versões miniaturas de elementos comuns a uma cidade, casos de casas, prédios, creches e hospitais. No passeio guiado, há três etapas: a pé, de bicicleta e de micro-ônibus. Tudo demora cerca de 50 minutos e apresenta direitos e deveres ao se tratar com o trânsito, como atravessar na faixa, a importância da pista para cegos nas ruas e respeito aos espaços públicos. Um passeio livre pelo local também é possível.

Alunos da 1ª série da Emeief Profº. José do Prado Silveira, da Vila Sacadura Cabral, se divertiram na mescla de excursão e aula quando passaram pela Sabina no fim de junho. “Parece que tudo é de verdade, uma espécie de maquete gigante. É como se as coisas fossem feitas de tijolo e cimento”, comenta Pablo Mauricio dos Santos, 6 anos. 

Os alertas dados pelos monitores foram ouvidos pelos estudantes. “Costumo andar por aí com a minha mãe e ela sempre me ensina também. As pessoas têm que esperar, ficar atentas e respeitar as normas”, alerta Isadora Tavares Veloso, 6. “Aprendi bastante sobre como atravessar a rua. Precisamos estar sempre de olho ao nosso redor”, diz a amiga Isabela de Macena, 6.

A visitação ao Espaço Vivencial de Mobilidade está ampliada no mês de julho. Para aproveitar as férias escolares, a Sabina ficará aberta de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Os ingressos custam entre R$ 10 (meia) e R$ 20, com valores especiais para quem também deseja acompanhar apresentações do planetário. Mais informações estão no site www.sabina.santoandre.sp.gov.br.

Passeio com bicicletas diverte e também ensina

Um dos momentos que mais chamam a atenção das crianças que passam pelo Espaço Vivencial de Mobilidade, na Sabina, é quando montam nas bicicletas na pista fechada. Claro que a diversão é foco do passeio, mas deve-se ficar atento a informações importantes para quem viaja por aí pedalando.

“Não pode andar na rua, porque é perigoso e é capaz de você ser atropelado por algum carro”, comenta Luany Gabriele Melo de Jesus, 6 anos. “As proteções ajudam a não machucar e a não chorar”, completa a menina, falando sobre os equipamentos de segurança disponibilizados na Sabina, como capacete e cotoveleiras.

Companheiro de sala da menina, Felipe dos Santos Silva Soares, 6, revela que aprendeu a andar de bicicleta com a ajuda do avô. “Fui pedalando com as rodinhas e, com o tempo, pedi para tirá-las. Hoje já consigo pedalar normal.”

Na área que remete às ciclofaixas, tiveram dicas de como se comportar. “Temos que procurar andar sempre na faixa especial. Também é importante não irmos muito longe de casa”, afirma Vinicios Frazão da Silva, 6. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;