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Caminhões customizados
Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
31/03/2010 | 07:00
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Divulgação


O caminhão é, por natureza, mutante. Dependendo da aplicação, o veículo pode ser modificado e adaptado para atender a necessidades específicas de cada segmento do transporte de cargas. Por isso, cada vez mais fabricantes estão colhendo opiniões dos usuários para desenvolver seus produtos.

Foi assim quando a Mercedes-Benz decidiu oferecer um veículo ideal para a distribuição urbana de bebidas. A montadora sempre disputou o nicho, embora não tivesse caminhão com características típicas para a atividade.

Assim, lançou há três anos o 1718 FPN, modelo desenvolvido durante dois anos com participação dos principais transportadores de bebidas do Brasil, inclusive com uso de veículos de teste na aplicação real dos clientes.

"Procuramos customizar o caminhão para esse nicho, que buscava produto urbano, forte, simples e de baixo custo. O 1718 FPN oferece tudo isso", afirma o gerente de vendas da Mercedes-Benz, Euclydes Ghedin.

Como já existia na grade para outras modalidades, o FPN ganhou características rústicas para atender ao setor. Num veículo em que há constantes embarques e desembarques, a cabine tem de ser confortável, porém espartana. O painel é de fácil uso e visualização, assim como os materiais utilizados devem facilitar a limpeza, já que há intensivo uso diariamente.

Um caminhão que entrega bebidas - carga pesada - enfrenta obtáculos. Às vezes, é preciso abastecer um estabelecimento comercial que está no alto de um morro no Rio de Janeiro. A entrega não pode falhar.

Por isso, o motor eletrônico do 1718 FPN teve a potência e o torque ampliados para propiciar maior capacidade de subida. O propulsor de 180 cv a 1.200 rpm é um dos mais potentes da categoria. O torque é de 68,2 mkgf entre 1.200 e 1.600 rpm.

Com motor mais potente, a embreagem também precisa acompanhar. O diâmetro do disco foi ampliado para 395 mm para oferecer melhor aproveitamento do torque - um dos componentes mais exigidos em operações para-e-anda.

Para deixar o veículo mais robusto, a Mercedes adaptou no 1718 PFN o eixo HL5 - um dos mais resistentes, tanto que é utilizado em veículos trucados de 24 toneladas. O FPN é preparado para transportar 17 toneladas, embora, na prática, suporte peso maior.

O chassi LNE 50 é produzido com material mais nobre e resistente. Com isso, o modelo fica menos sujeito a torções nas longarinas.

As molas traseiras também foram redimensionadas para suportar as severas condições de carga e vias urbanas.

Além das diversas adaptações, o modelo recebeu o que a montadora chama de kit bebida - cardã adicional, chicote elétrico e tubulações de combustível e freio. O kit evita problemas na montagem do implemento para bebidas.

O 1718 FPN é oferecido por R$ 136 mil. O mercado deste tipo de veículo é estimado em 1.000 unidades por ano. A Mercedes-Benz, que disputa o nicho com Volvo, VW, Ford e logo mais a Iveco, quer abocanhar 50% das vendas, que devem crescer 30% em 2010.




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