Nacional Titulo
PF encontra 'guerrilheiro' adolescente no rio Amazonas
Do Diário OnLine
30/08/2003 | 21:05
Compartilhar notícia


A Polícia Federal (PF) encontrou neste sábado, em uma barca no rio Amazonas, o adolescente carioca que saiu de casa há uma semana com a intenção de se juntar às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Todas as autoridades de fronteira do país já haviam sido alertadas sobre a fuga do garoto e tinham ordem de interceptá-lo assim que ele for encontrado.

O estudante Alexandre de Donato, 14 anos, saiu da casa dos pais no último sábado e não voltou. O nome dele consta da lista de passageiros de um ônibus que saiu do Rio de Janeiro no domingo com destino a Belém (PA), onde ele chegou na segunda-feira. Neste sábado, a Rodoviária Novo Rio conseguiu recuperar o trecho da fita do sistema interno de segurança que registra o embarque do garoto no ônibus que o levou a Belém — de lá, ele partiu de barco com destino a Manaus.

As autoridades informaram que o único meio de o garoto chegar à Amazônia colombiana seria por via fluvial, navegando nas pequenas embarcações usadas por pescadores e ribeirinhos da região. O caminho para ele cruzar a fronteira seria pelos rios Amazonas, Solimões e Japurá – que vai desaguar em território colombiano. A Polícia Federal afirmou que a fiscalização nos rios era forte.

A família do garoto havia entrado em contato com o Ministério da Defesa e a embaixada da Colômbia para pedir ajuda no caso. Eles agradeceram ao empenho das autoridades na localização do jovem — que está na sede da Polícia Federal em Manaus, esperando a chegada da sua família.

Alexandre negou que estivesse fugindo para se juntar às Farc, mas em conversa com a mãe, Catarina Souza, ele disse que não quer voltar ao Rio de Janeiro.

Combater o capitalismo - Colegas de escola de Alexandre afirmam que o estudante manifestava há algum tempo o desejo de se juntar às Farc para "combater o capitalismo". Um bilhete cifrado deixado pelo garoto com um amigo traz um recado à família. Ele pede que o pai não se preocupe. "Eu estou bem porque agora tenho um propósito. Luto pelo que acredito". No final, a mensagem faz referência direta ao desejo de se juntar à guerrilha armada. "Só uma dica: estou abrindo fogo contra o inimigo."

O computar do garoto passou por perícia na Delegacia de Repressão a Crimes Contra Informática (DRCCI) do Rio. Os agentes descobriram que o garoto acessou o site das Farc na Internet. O objetivo agora é rastrear algum tipo de comunicação dele com qualquer suposto aliciador da guerrilha colombiana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;