Esportes Titulo Paulistão
Azulão inicia briga
contra rebaixamento

Time não vence há oito partidas, tem três desfalques e pega
o ameaçado Botafogo, em Ribeirão Preto, no Interior de SP

Marco Borba
Do Diário do Grande ABC
28/03/2012 | 07:15
Compartilhar notícia


O tempo passou, o São Caetano não se encontrou no Campeonato Paulista e o discurso, que no início era o de ficar entre os oito que avançam à segunda fase, mudou. Timidamente, alguns jogadores admitem que o confronto com o Botafogo, às 19h30, em Ribeirão Preto, é o ponto de partida dos quatro jogos que restam para o time evitar a queda para a Série A-2 do Estadual.

Embora o adversário viva situação delicada - é o penúltimo com apenas dez pontos -, o Azulão tem dois incômodos. Um deles é o fato de não vencer há oito jogos e vir de derrota em casa por 1 a 0 para o Catanduvense, resultado que tirou a equipe do Interior da zona de degola. O outro é que não contará com três de seus principais jogadores: o goleiro Luiz, o zagueiro Jorge Luiz, o volante Augusto Recife e o lateral-esquerdo Vicente.

O técnico Márcio Araújo não antecipou os substitutos. No entanto, Fábio deve ser mantido no gol - expulso contra o Ituano, Luiz pegou dois jogos de suspensão no TJD e cumpriu apenas um, contra o Catanduvense -, Preto Costa fica com a vaga de Jorge Luiz, Anselmo no meio e Diego com a de Vicente.

Para evitar que no último treino os eventuais espiões pudessem acompanhar as atividades, o treinador repetiu a tática das últimas semanas e levou o grupo para o campo de uma universidade particular, em Santo André.

Mais uma vez Márcio Araújo atribuiu o fraco desempenho no torneio - três vitórias e sete empates em 15 jogos - às mudanças para a temporada 2012. "Temos de considerar que do time do ano passado só o Luiz, o Augusto Recife e o Geovane hoje são titulares. Houve muitas alterações, e o entrosamento vem com o tempo."

O técnico admitiu, porém, que o time precisar ficar alerta. "Vamos lembrar que agora temos pouco tempo e que desses quatro jogos que restam, três (além do Botafogo, Bragantino e Guaratinguetá) são fora. Agora, é preciso ter mais atenção e mais doação para, no mínimo, permanecermos na Primeira Divisão. É nossa obrigação."

O São Caetano é o 14º com 16 pontos e só venceu uma partida como visitante: o Paulista, em Jundiaí.

Marcone luta contra tabu pessoal

O São Caetano não tenta quebrar apenas uma marca, a de não vencer há oito jogos. O volante Marcone ainda não conheceu a vitória desde que estreou com a camisa do clube na derrota para o Corinthians por 1 a 0, no Anacleto Campanella, na oitava rodada do Campeonato Paulista.

"Não tinha pensado nisso. Realmente ainda não sei o que é vencer. Espero ter esse gostinho bom no jogo de amanhã (hoje)", comentou o volante, que atua improvisado na lateral direita. É que Daniel, substituto imediato de Artur, emprestado ao Palmeiras, não se firmou entre os titulares.

Marcone atuou pela primeira vez na lateral na décima rodada, no empate por 1 a 1 contra a Portuguesa, também no Anacleto. Embora tenha feito boas partidas, descarta mudar de área. "Ajudarei sempre que a equipe precisar atuando na lateral, mas ainda prefiro ser volante.Acredito que em minha posição posso render mais."

No entanto, Marcone se diz satisfeito por atuar fora de posição. Afinal, até marcou um gol, no empate por 2 a 2 contra o Oeste. "É sempre bom marcar. Espero marcar mais alguns até o fim do campeonato", planeja.

Marcone estava suspenso e não participou da derrota para o Catanduvense na rodada anterior. Ele garante que o resultado não mexeu com o moral do elenco. "Claro que a gente fica um pouco triste, cabisbaixo. Mas estamos tranquilos, cientes de que podemos sair desta situação. Espero que voltemos a sorrir já a partir deste jogo com o Botafogo."

O meia Isael também garante que o time não sentiu o golpe na derrota em casa. Admitiu, porém, estar surpreso com o desempenho da equipe na competição. "Fizemos alguns bons jogos. Temos jogadores experientes e acho que tínhamos que estar brigando no G-8, mas infelizmente isso está cada vez mais distante. Agora temos de ficar ligados para não corrermos o risco de brigar contra o rebaixamento."

Para Isael, o fato de a principal meta do clube ser o acesso na Série B do Brasileiro não tirou o foco do time no Paulistão. "O Campeonato Paulista é grande vitrine para qualquer jogador. Quem não quer ir bem para permanecer e jogar a Série B?" Na próxima rodada, o time enfrenta o Bragantino, em Bragança.

Botafogo garante a permanência de Vagner Benazzi

Embora a situação do Botafogo não seja boa, a direção do clube descartou a troca no comando técnico e garantiu a permanência do treinador Vagner Benazzi. O time vem de derrota em casa para o Ituano (1 a 0) e cogitou-se a saída do treinador.

Quem confirmou a reunião, que contou com a presença do presidente Sílvio Martins e de Vágner Benazzi, foi o diretor de futebol Eduardo Esteves, que bancou a permanência. "Tudo o que é possível para vencermos está sendo feito. O torcedor pode ter certeza disso", destacou o cartola.

Um dos motivos da fraca campanha é a falta de planejamento no início da temporada. Diversos jogadores foram contratados sem critérios e muitos deles dispensados com a competição já em andamento. Benazzi manteve a rotina das últimas rodadas e treinou com portões fechados. O time joga completo e conta com a volta do atacante Edson, recuperado de contusão. Das sete partidas que fez como mandante, o Botafogo venceu uma e perdeu seis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;