Nacional Titulo
Saúde não tem verba para se preparar contra supergripe
24/10/2005 | 23:58
Compartilhar notícia


O Ministério da Saúde não tem recursos em seu orçamento para arcar com os preparativos contra uma pandemia causa por um supervírus de gripe. O ministro da Saúde, Saraiva Felipe, afirmou segunda-feira já ter alertado a equipe econômica de que sua pasta, sozinha, não conseguirá custear todas as providências. "São várias as atividades, desde equipar laboratórios de referência, preparar hospitais, treinar profissionais de saúde. Não será barato." Mas o ministro ainda não sabe quanto seria necessário.

O ministro observou, por exemplo, que serviços de sentinelas, encarregados de detectar os primeiros casos da doença, terão de estar "na ponta dos cascos", para não deixar passar em branco casos suspeitos. "A verba será necessária para Saúde e outras áreas envolvidas, como Agricultura", afirmou. Semana passada, o ministério informou que, se instalada a epidemia, o país precisaria de R$ 1 bilhão. O dinheiro seria usado para campanhas, vacinações, medicamentos. "Não podemos desviar dinheiro de outras ações para isso."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;