Economia Titulo
UE pede ao G-20 uma oferta unificada de acesso aos mercados
Do Diário OnLine
Com AFP
02/02/2004 | 18:05
Compartilhar notícia


O comissário de Comércio da União Européia (UE), Pascal Lamy, pediu, nesta segunda-feira, ao Grupo dos Países em Desenvolvimento (G-20) — formado por Brasil, África do Sul, China e outros países emergentes — que apresente uma oferta unificada de acesso aos mercados na negociação da Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Estamos trabalhando com o G-20 para chegar a um acordo agrícola na OMC, que está sendo atrapalhado pela falta de posições homogêneas por parte do G-20 e, por enquanto, ainda não vi posições consolidadas do grupo sobre acesso a mercados", declarou Lamy.

Porém, o comissário reconheceu que o grupo dos 20 "tem posições homogêneas sobre ajudas à exportação e domésticas" e à agricultura. O G-20 pede à UE e aos Estados Unidos que eliminem seus subsídios agrícolas durante a atual negociação na OMC para uma maior liberalização do comércio internacional.

Sobre a negociação entre a UE e o Mercosul para um acordo de associação e livre comércio, Lamy garantiu que "ambas partes trabalham a nível técnico" sobre a ampliação em abril das ofertas agrícolas (à UE), industrial e de serviços (o Mercosul), levando-se em conta a "coexistência da negociação bilateral e a multilateral" na OMC.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;