Nacional Titulo
P-36: relatório do Crea acusa Petrobras de falha gerencial
Do Diário OnLine
30/10/2001 | 13:48
Compartilhar notícia


O relatório sobre as causas do acidente na plataforma P 36, da Petrobras, foi divulgado nesta terça-feira pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) do Rio de Janeiro. O Crea propôs a criação de uma CPI no Congresso Nacional, continuidade dos trabalhos da CPI na Assembléia Legislativa do Rio e providências do Ministério Público.

O relatório, do presidente do Crea do Rio, José Chacon de Assis, afirma que o acidente com a plataforma ocorreu em razão de falhas gerenciais da Petrobras. De acordo com ele, houve problemas quando a P-36 foi adquirida na Itália e transportada para Quebec, no Canadá. Na época, houve greve em Quebec e a Petrobras interveio para que as obras na plataforma fossem antecipadas.

Ainda segundo Assis, quando a plataforma foi levada para a zona de produção, em Campos, ela ainda não estava completa e entrou em operação com equipamentos ainda sendo montados. “Isso leva a um profundo risco à operação", disse.

Ele também atribuiu o acidente à falha gerencial da empresa quando relatórios indicavam problemas na plataforma e a necessidade de paralisação da produção para a mudança de peças.

A P-36, que era a maior plataforma petrolífera em atividade do mundo, explodiu na madrugada de 14 de março deste ano, matando onze pessoas. Ela estava avaliada em US$ 500 milhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;