Internacional Titulo
Dioxina: Bélgica fecha 200 fazendas de criaçao de porcos
Do Diário do Grande ABC
23/07/1999 | 13:49
Compartilhar notícia


As autoridades sanitárias da Bélgica anunciaram nesta sexta-feira o fechamento de mais de 200 fazendas de criaçao de porcos e o recolhimento no mercado de produtos derivados de suínos, em decorrência de um novo temor de contaminaçao com o agente químico dioxina - que pode provocar câncer. Os fazendeiros foram comunicados da proibiçao de vender a carne de seus rebanhos na noite desta quinta, quando já haviam rumores de que foram encontrados níveis 50 vezes acima do permitido da toxina em algumas das fazendas. O governo belga anunciou ainda que está recolhendo produtos derivados de carne suína. "Dessa forma a populaçao nao será exposta a possível contaminaçao por dioxina", disse a ministra de Saúde Pública, Magda Alvoet. "Temos de fazer mais alguns testes nas fazendas. É uma situaçao muito séria", completou.

O primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, deverá conceder ainda nesta sexta uma entrevista coletiva à imprensa, após uma reuniao ministerial e outra de emergência reunindo os setores de saúde pública, agricultura e veterinários. Esse é mais um golpe contra o setor agropecuário da Bélgica. A crise teve início em maio, quando o governo anunciou que a carne animal estava contaminada por dioxina, obrigando o recolhimento de uma vasta variedade de produtos. Diversos países em todo o mundo passaram a proibir a importaçao de produtos belgas, incluindo ovos, frango, carne e outros de consumo diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;