Internacional Titulo
Mnistro da Somália é assassinado
Do Diário OnLine
Com Agências
28/07/2006 | 15:35
Compartilhar notícia


O ministro para Constituição de Assuntos Federais da Somália, Abdallah Derow Isaq, foi morto por homens armados nesta sexta-feira, numa ação para exacerbar tensões na nação Africana.

Os atacantes atiraram em Isaq quando ele saia de uma mesquita na cidade de Baidoa, segundo a rede CNN. Ainda não se sabe as causas do crime. 

Formado em 2004, na 14º tentativa de restaurar a ordem na Somália, país desde 1991 livre de uma ditadura, o atual Governo tem lutado contra o surgimento de um movimento islâmico que tomou Mogadíscio, sede do Governo provisório, e outras cidades em junho.

Como tentativa de ajudar o país, a cidade central de Baidoa, na Somália, encontra-se sob patrulha de tropas da Etiópia.

Um líder do grupo islâmico sobre controle na Somália já exigiu que as tropas saiam do território. Um porta-voz da Etiópia disse que seu país iria proteger a transição de governo na Somália do ataque de militantes islâmicos.

Os soldados da Etiópia chegaram em Baidoa, única cidade sobre controle do Governo, no último dia 20, e se instalaram próximo à casa do presidente em transição na ocasião, Abdullahi Yusuf Ahmed, localizada na cidade.

O presidente da Somália é aliado da Etiópia e solicitou pelo seu suporte. Centenas de tropas da Etiópia tem penetrado o país nas últimas semanas, ação que a milícia islâmica na Somália tem denunciado desde o início.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;