Nacional Titulo
'ET' e três comparsas fogem pela porta da frente do Carandiru
Do Diário OnLine
20/03/2004 | 15:50
Compartilhar notícia


O seqüestrador Alexandre Pires Ferreira ('ET'), 29 anos, e três comparsas escaparam pela porta da frente da Penitenciária do Estado, no bairro do Carandiru (zona Norte da capital paulista), na noite de sexta-feira. ET, Paulo César Nascimento, 31, Daniel Macial, 31, e Claudemir Gomes da Silva, 30, renderam dez agentes e saíram livremente da penitenciária por volta das 20h. Na fuga, os bandidos ainda renderam uma família, levaram dois carros e seqüestraram uma menina de 2 anos, que foi libertada sem qualquer ferimento pouco depois.

Apontado como um dos chefes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e famoso por ações (assaltos e fugas) ousadas, ET estava preso na penitenciária de segurança máxima de Presidente Bernardes (interior do Estado) e só foi levado a São Paulo para prestar depoimento. Temendo o histórico do bandido, as autoridades penitenciárias acharam melhor que ele pernoitasse na capital, evitando uma viagem noturna. A medida não adiantou.

A fuga começou por volta das 19h45, quando dois agentes que recolhiam ET a uma cela foram rendidos por Nascimento, Macial e Silva. Armados com pistolas e revólveres, o grupo rendeu um total de dez agentes e os prendeu num banheiro da unidade, roubando as roupas deles. Após quase 1h de ação, os quatro bandidos disfarçados saíram livremente pelo portão principal da Penitenciária do Estado, na avenida General Ataliba Leonel.

Não longe dali, no farol da rua Jovita, os bandidos assaltaram um Renault Clio que era dirigido por uma dentista de 39 anos, que ainda levava os dois filhos – um menino de 4 e uma menina de 2. O marido da vítima e pai das crianças, que dirigia o Honda Civic parado em frente ao Clio no semáforo, percebeu a ação dos bandidos e tentou negociar com eles para que ninguém fosse ferido.

Os quatro deixaram que a mulher e o garoto saíssem do carro, mas exigiram que a menina permanece no Clio para a fuga. O pai da criança tentou reagir e sofreu ferimentos leves numa das mãos (prensada na porta do veículo) e no joelho. No final, os criminosos levaram o Clio (com a menina) e o Honda Civic.

Os carros foram abandonados na região. A Polícia Militar encontrou primeiramente o Civic, que estava na rua Duarte Azevedo. Não longe dali, a menos de 10 quilômetros, a PM achou o Clio. A menina permanecia sentada no banco de trás, bastante assustada, mas ilesa.

Nas buscas pela região, os policiais ainda conseguiram recapturar dois dos fugitivos. ET e um comparsa seguem foragidos. A Secretaria de Administração Penitenciária do Estado abriu uma sindicância para apurar a fuga do grupo.

Ficha corrida - Alexandre Pires Ferreira, o ET, participou do assalto no penhor de jóias da Caixa Econômica, em 1998. Dois anos mais tarde, ele liderou a quadrilha que roubou as bilheterias do parque Hopi Hari, na rodovia dos Bandeirantes. ET também protagonizou uma série de assaltos a condomínios de alto padrão na zona Sul da capital.

A primeira fuga 'cinematográfica' de ET ocorreu em 2001. Ele e 'Pateta' (José Carlos Rabelo) eram transferidos para prestar depoimento em São Paulo quando foram resgatados por comparsas. A viatura que levava os prisioneiros foi abordada em plena rodovia Castelo Branco, numa ação que deixou dois policiais feridos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;