Automóveis Titulo
Novo Mondeo repete design consagrado
Helder Lima
Da Redaçao
26/09/2000 | 18:05
Compartilhar notícia


Na indústria automobilística nao existe mais espaço para experimentaçao, nem tampouco para o desenvolvimento de conceitos de vanguarda. Afirmaçao forte?! Pelo menos é o que parecem estar dizendo alguns lançamentos brasileiros e mundiais. Ou entao aceite o desafio: qual a inovaçao do popular GM Celta ou mesmo da nova linha Palio, cuja configuraçao da frente, para se limitar a uma observaçao mínima, corre atrás da concorrência do Gol Geraçao III?

A mistura de soluçoes consagradas pelo público na renovaçao dos carros criou um "porto seguro" para as montadoras, que assim se protegem contra o fracasso de vendas ao colocar um modelo nas ruas.  Há poucos dias, a Ford mostrou na Europa o novo Mondeo, seda que no Brasil, por várias razoes - principalmente preço - é visto raramente no trânsito.

Apesar de toda a beleza e imponência de estilo, o carro confessa que a montadora norte-americana seguiu dois caminhos na sua remodelaçao. Primeiro, lastreada na boa aceitaçao do Focus na Europa, adotou o que chama de design New Edge - conceito de linhas limpas e fluídas que, do ponto de vista prático, deixou o Mondeo com a frente parecida com a do irmao compacto. Na outra alternativa, a montadora preferiu desenvolver a lateral do carro parecida com a do BMW série 3 e do Mercedes-Benz Classe C, provavelmente supondo apertar a concorrência no segmento dos sedas médio-grandes.

Na traseira do Mondeo, por sua vez, o conjunto ótico trapezoidal nao deixa dúvidas de que a montadora quer mesmo concorrer com os alemaes, já que essa soluçao é usada há um bom tempo pela Mercedes. Portanto, se depender do desenho, o modelo deverá ser realmente um sucesso de público, pois toda a sua concepçao externa está previamente testada e aprovada.

Ainda do ponto de vista exterior, o novo Mondeo apresenta conjunto ótico dianteiro com faróis de xenônio, recurso hoje obrigatório nesse segmento de automóveis, e a possibilidade de ser equipado com rodas de diferentes diâmetros - 16, 17 ou 18 polegadas. O carro traz cinco versoes de acabamento - LX, Zetec, Zetec-S, Ghia e GhiaX - e duas opçoes de portas: quatro ou cinco.  Com o novo Mondeo, ingressa no mercado mundial também uma família de motores de quatro cilindros atualizada, chamada Duratec HE. Essa motorizaçao a gasolina terá duas opçoes de volumetria: 1.8 e 2.0.

Na Europa, onde os modelos a diesel podem ser fabricados livremente, o Mondeo poderá ser equipado também com motor 2.0 DI da família Duratorq. As versoes top de linha, por sua vez, trarao sob o capô o excelente motor V6 2.5 Duratec, que agora desenvolve 170 cv de potência máxima.

No lançamento, a Ford destaca também os componentes de segurança do modelo, agora integrados sob o que a montadora chama de "Sistema Inteligente de Proteçao".

Esse pacote de equipamentos contempla air bags frontais de dois estágios com sensores nos bancos, que captam informaçoes sobre como motorista e passageiro estao sentados. Traz ainda air bags laterais para os assentos dianteiros e cortinas laterais infláveis. Na segurança ativa, os freios apresentam ABS (antitravamento) combinado com EBD - sistema de distribuiçao da força de frenagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;