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Apesar de IOF, cartão de crédito tende a crescer
24/02/2008 | 07:10
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O aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), que também incide sobre as transações com cartões de crédito, não deverá inibir o crescimento dessa modalidade de pagamento no País. A avaliação de especialistas é de que o impacto nas prestações será muito pequeno e insuficiente para desestimular o uso do cartão pelo consumidor. A medida deve ter alguns efeitos no mercado de cartões, mas nenhum que mude as projeções de crescimento das operações.

O coordenador-geral do Provar (Programa de Administração de Varejo), Claudio Felisoni, diz que as perspectivas para o setor continuam muito positivas.

A pesquisa do Provar sobre a intenção de compra de bens duráveis para o primeiro trimestre deste ano aponta o crescimento do uso do cartão. Segundo a pesquisa, 87,5% das aquisições de linha branca serão feitas por meio de crediário. Desses, 21,9 pontos porcentuais representam compras parceladas no cartão de crédito. O patamar supera as participações dessa forma de pagamento no primeiro trimestre de 2007, de 11,6%.

A expansão do cartão ainda é verificada em informática, também influenciada pelo alongamento dos prazos e pela continuidade do crescimento da oferta de crédito no varejo. Entre janeiro e março deste ano, 80,5% das compras planejadas desses produtos deverão ser feitas com o uso de crediário. Desse total, 36,6 pontos porcentuais representam o pagamento por meio de cartão de crédito. No mesmo período de 2007, a modalidade respondia por 25% do total.

Outra pesquisa, realizada pela Fecomercio (Federação do Comércio do Estado de São Paulo) oito dias após o anúncio da alta do IOF, apontou que 54% das vendas foram feitas por meio de cartão de crédito no início deste ano.




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