Economia Titulo Crescimento
Páscoa deve movimentar R$ 166 milhões
Alexandre Melo
Do Diário do Grande ABC
27/03/2012 | 07:02
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Claudinei Plaza/DGABC


 

A corrida para a compra dos ovos de Páscoa na Grande São Paulo deverá movimentar R$ 166,9 milhões neste ano. Pesquisa feita pela Nielsen mostra que, em 2011, entre os meses de março e maio, as vendas somaram R$ 159 milhões. Empresas ouvidas pela equipe do Diário estimam avanço mínimo de 5% na receita.

O levantamento considera os resultados das cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Guarulhos, Osasco, Embu e Taboão da Serra. Somente no ano passado foi comercializado 1,966 milhão de quilos, crescimento de 11,8% em relação a 2010.

A Coop (Cooperativa de Consumo) estima que só da marca própria Coop Plus serão comercializados 20 mil unidades de ovos ao leite. O número é 5% maior que o registrado no ano passado. Os produtos estão nas lojas desde a Quarta-feira de Cinzas.

Nos ovos tradicionais, a supermercadista espera crescimento no fornecimento da ordem de 12%. Na marca exclusiva, a Turma do Mercado, calcula-se venda média de 30 mil ovos.

A fabricante Top Cau elevou a produção de chocolate para a Páscoa em 7%, totalizando 8,5 milhões de ovos neste ano. De acordo com a companhia, diariamente são produzidas mais de 100 mil unidades.

SHOPPINGS - A Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) projeta faturamento até 7,5% maior na data neste ano. Parte dos centros de compras do Grande ABC começam nesta semana suas ações promocionais para atrair os consumidores.

O levantamento foi realizado com 60 varejistas e considera os 15 dias anteriores à Páscoa como termômetro do período. É justamente nessa época em que o movimento em busca de produtos típicos da data aumenta nos estabelecimentos.

A entidade credita a previsão positiva ao bom índice de confiança do consumidor. Os principais itens comercializados serão chocolates em ovos, barra e bombons. Os varejistas também projetam crescimento para em produtos como azeite, bacalhau e brinquedos.

Diferença entre os preços do chocolate chega a 50%

Como todo ano, a dica na hora de comprar produtos de Páscoa é percorrer as lojas. Isso porque a variação de preços dos ovos nesta data já supera 50% nas lojas, conforme pesquisa feita pelo Procon de Santo André.

O Nestlé Classic nº 9, por exemplo, custa de R$ 3,15 a R$ 4,99 , ou seja, diferença de 58,41%. O Kinder Ovo Max é encontrado por R$ 22,80 a R$ 34,90 (53,07%). E o valor do Lacta Traquinas nº 12 varia de R$ 9,90 a R$ 14,90 (50,5%) – mostrou levantamento em 12 varejistas.

Comprar pela internet significa localizar as diferenças de preços mais facilmente, por meio de buscas. Assim, o consumidor notará que o Lacta ao Leite nº 15 é vendido entre R$ 20,49 e R$ 32,90 (60,56%). O valor do Nestlé Classic nº 15 varia de R$ 21,59 a R$ 31,49 (45,85%). Já o Garoto Serenata de Amor custa de R$ 24,29 a R$ 34,90 (43,68%) – a pesquisa do Procon se atentou aos valores cobrados por cinco lojas virtuais.

CUIDADOS - Checar embalagem dos produtos é fator importante na hora de comprar, segundo o órgão andreense. Isso porque é ali que há informações sobre os ingredientes, modo de conservação, peso e data de validade.

Apesar de os produtos serem classificados por números, o Procon recomenda que o consumidor fique atento – a classificação não significa que todas as fabricantes usam os mesmos critérios em relação ao peso e tamanho dos ovos de chocolate.

Outra dica é verificar a procedência do item – especialmente no caso dos comercializados por vendedores ambulantes. Como são produtos que estragam, perguntar pela validade é essencial.

Se as contas estão no vermelho, é bom esperar a data passar, quando ovos são vendidos a preços 50% menores. (da Redação)

 




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