Internacional Titulo
Peres apresentará plano de paz elaborado com ajuda palestina a seu partido
Das Agências
18/05/2002 | 18:45
Compartilhar notícia


O chefe da diplomacia israelense, Shimon Peres, declarou neste sábado à noite que submeterá à aprovação de seu partido (Partido Trabalhista) o plano de paz que elaborou com o chefe do Conselho Legislativo (Parlamento) palestino, Ahmed Qorei (Abu Alaa).

O plano se baseia no reconhecimento, por parte de Israel, de um Estado Palestino e, por parte dos palestinos, do Estado de Israel, segundo a televisão local.

Peres decidiu retomar esse plano, elaborado no inverno (hemisfério norte) passado, que nunca foi apresentado publicamente ao primeiro-ministro Ariel Sharon, depois do ministro de Defesa Binyamin Ben Eliezer, atual chefe do Partido Trabalhista, ter apresentado na quarta-feira passada seu próprio plano de paz ao Comitê Central do partido.

O plano Peres-Abu Alaa prevê que Israel reconheça, oito semanas depois da assinatura de um acordo, um Estado Palestino depois do retorno total à calma e do desarmamento dos grupos radicais palestinos.

Em um primeiro momento, esse Estado Palestino seria criado no conjunto dos territórios controlados total ou parcialmente pela Autoridade Palestina, ou seja, 42% da Cisjordânia e quase 80% da Faixa de Gaza.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;