Nacional Titulo
Ronald Biggs é preso ao chegar a Londres
Das Agências
07/05/2001 | 15:29
Compartilhar notícia


Ronald Biggs, um dos autores do ataque ao trem postal Glasgow-Londres em 1963, foi detido pela polícia britânica esta segunda-feira de manhã, pouco depois de sua chegada em avião a uma base do noroeste de Londres, anunciou a Scotland Yard.

"Ronnie" Biggs, 71 anos, estava foragido desde 1965, quando escapou da prisão de Londres quinze meses depois de ter começado a cumprir uma sentença de 30 anos de cárcere e vivia há 31 anos no Brasil.

Biggs, um dos mais célebres bandidos britânicos do século passado, foi detido pouco depois das 9h locais (5h de Brasília) por estar "foragido", segundo a Scotland Yard. Pouco antes, foi examinado por um médico da Polícia Metropolitana, devido a seu precário estado de saúde. Muito enfraquecido por três derrames cerebrais, Biggs se desloca em uma cadeira de rodas e quase não pode falar.

"Foi levado a um comissariado de Londres, onde será novamente examinado por um médico e deve comparecer ante um tribunal da zona Oeste de Londres hoje mesmo", precisou a Scotland Yard em um comunicado.

Posteriormente, Biggs deve ser enviado diretamente para a prisão ou para um hospital, sob rigorosa vigilância policial, segundo a imprensa. Cerca de 60 policiais foram mobilizados na base da Royal Air Force de Northolt.

O avião particular Falcon 900, a bordo do qual viajou Ronald Biggs junto com seu filho Michael, havia aterrissado às 8h45 locais nessa base aérea.

O aparelho, especialmente contratado pelo jornal popular The Sun, decolou do Rio de Janeiro neste domingo às 17h15 locais.

Bruce Reynolds, considerado como o verdadeiro cérebro do ataque ao trem postal e que teria desempenhado um papel determinante na decisão de Biggs de voltar à Grã-Bretanha, estava também no avião.

Sistema Carcerário - Belmarsh, inaugurada em 1991, é uma prisão de segurança máxima, com um centro reservado aos casos mais difíceis. Em fevereiro de 1992, ela já estava cheia. Belmarsh possui ainda um acesso subterrâneo ao tribunal da localidade vizinha de Woolwich, o que diminui os riscos de fuga durante os traslados. Dependendo do seu estado de saúde, Biggs poderá ser alojado na unidade médica ou em uma cela parecida com a dos outros 800 réus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;