Economia Titulo
Governo e Caixa vão lançar crediário para o turismo
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
26/04/2009 | 07:11
Compartilhar notícia


Pagar uma bela viagem deve ficar mais fácil, pelo menos para quem tem crédito na praça. Para estimular o setor, será lançado amanhã o crediário ‘Caixa Fácil', pelo Ministério do Turismo em parceria com a Caixa Econômica Federal. A medida, segundo o governo federal, vai facilitar o acesso da população de menor renda a financiamentos de pacotes turísticos.

O crediário terá limites para pacotes de até R$ 10 mil e oferecerá um prazo de financiamento de até 24 meses, sendo que o pagamento poderá ser feito via boleto bancário ou débito em conta corrente. Além disso, o interessado não vai precisar ser correntista do banco e as operações serão realizadas por meio das agências de viagens credenciadas pelo banco.

"Essa medida é mais uma ferramenta que temos para incrementar as vendas de pacotes turísticos, principalmente nesse momento, onde estamos nos recuperando da insegurança que a crise financeira mundial causou a partir de setembro do ano passado. Esse incentivo veio em boa hora", afirmou o diretor de assuntos internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Segundo ele, o grande atrativo do crediário é o prazo para pagamento. "Vai facilitar a venda de viagens internacionais, por exemplo, que apresentaram queda de aproximadamente 30% desde o final do ano passado", acrescentou.

REGIÃO - As agências do Grande ABC também se mostraram otimistas frente à nova medida que será anunciada. "Todo crédito disponibilizado é um incentivo a qualquer setor, e com o turismo não será diferente", afirmou Sérgio Sant'anna, agente de turismo da Boutique da Viagem, de Santo André. Ele explicou que, devido à crise, neste ano as pessoas que moram na região deixaram de viajar entre janeiro e fevereiro, como de costume. Resultado disso, foi queda nas vendas de cerca de 40% no primeiro bimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "A partir de março começamos a sentir uma leve retomada. Por isso, acredito que essa medida deve estimular esse reaquecimento do segmento", completou Sant'anna.

Lídia Olandin, agente de viagens da Lukatur Turismo, de São Caetano, estimou que esse crediário abre um novo leque de clientes, que não conseguiam viajar por causa do curto prazo para pagamento. "A maior parte das agências facilita em até 10 vezes sem juros. A nova proposta é do prazo ser de 24 meses".

Agências que já tinham registrado crescimento nesses primeiros meses apostam que a iniciativa deve dobrar as vendas de pacotes turísticos, como a Ferreira Gonzaga Agência de Viagens, de Mauá. "Em janeiro tive uma alta de 30% em relação ao mesmo mês de 2008. Fevereiro se manteve estável assim como abril. Apenas março apresentou uma ligeira queda com relação ao mesmo mês do ano passado. Se as informações sobre a aquisição desse crediário forem bem explicadas, com certeza, vai alavancar a comercialização dos pacotes", esclareceu o agente do local, Francisco Gonzaga Ferreira Filho.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;