Nacional Titulo
Projeto de biossegurança chega ao Congresso em regime de urgência
31/10/2003 | 23:29
Compartilhar notícia


O projeto de lei de biossegurança foi protocolado nesta sexta-feira na Câmara dos Deputados em regime de urgência. Isso significa que o texto precisa ser votado na Câmara dos Deputados em 45 dias corridos. Sem votação, o texto passa a trancar a pauta. Outros 45 dias serão gastos com as discussões no Senado.

Na proposta enviada ao Congresso Nacional, o Executivo informa que o Conselho Nacional de Biossegurança (CNBS), formado por ministros, só vai apreciar questões ligadas à biotecnologia quando o governo entender que é necessário um posicionamento superior, além do tomado pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e pelos ministérios que avaliarão os pedidos (Saúde, Meio Ambiente e Agricultura).

O CNBS avaliará em última e definitiva instância os aspectos de conveniência e oportunidade, os pedidos de autorização para transporte, transferência, comercialização, importação, exportação, armazenamento, pesquisa, consumo, liberação e descarte de organismos geneticamente modificados e seus derivados. Pelo texto enviado ao Congresso, o pronunciamento do colegiado de ministros requer manifestação favorável da CTNBio e dos órgãos de registro e fiscalização dos três ministérios, bem como determinação do presidente da República ou solicitação de qualquer de seus integrantes.

Farão parte do conselho: Casa Civil (que coordenará o grupo); Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica da Presidência da República; Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Agrário; Agricultura; Justiça; Saúde; Segurança Alimentar e Combate à Fome; Meio Ambiente; Relações Exteriores; Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Pesca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;