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Carrefour lança produtos com preços até 40% mais baixos
Do Diário do Grande ABC
15/02/2000 | 16:06
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O Carrefour lança, esta quarta-feira, nos 70 hipermercados do grupo francês, uma linha de 400 produtos com preços até 40% mais baixos que os líderes de mercado. A nova linha inclui alimentos, produtos de higiene e limpeza, eletrodomésticos e vestuário. Jean Duboc, superintendente do Grupo Carrefour no Brasil, disse nesta terça-feira que para viabilizar o conceito dessa linha chamada "1º Preço", o grupo negociou com cerca de 100 fornecedores, em todo o país, entre empresas médias e, muitas delas, com atuaçao exclusivamente regional.

"Para fazer parte do projeto "1º Preço", muitos desses fornecedores regionais aumentaram bastante seu volume de produçao, animando-se a investir e contratar mais funcionários, graças à garantia de compra de sua produçao adicional acertada com o Carrefour", afirmou o superintendente. Segundo ele, a economia de escala permitiu reduçao de custos, refletindo em queda de preço.

Duboc disse, ainda, que nao se trata de uma promoçao de vendas. "Os produtos '1º Preço' estarao permanentemente disponíveis nas lojas. Estamos ampliando o número de alternativas e somando o novo conceito às nossas linhas de produtos de marca própria (Carrefour, Tex e First Line) e as demais marcas do mercado", disse.

A campanha publicitária da nova linha será veiculada a partir desta quarta-feira, na TV, incluindo também anúncios em rádios, jornais, revistas e outdoors.

Faturamento - De acordo com o diretor de marcas próprias do Carrefour, Bruno Beyris, as vendas de marcas próprias representam 5% do faturamento global da empresa e a estimativa é de que a linha 1º Preço tenha uma participaçao muito superior. Os produtos marca própria, custam em média, 15% menos que a líder, enquanto o primeira linha sairá até 40% mais barato. "O objetivo é chegar até o final deste ano com cerca de mil produtos 1º Preço em todas as gândolas dos hipermercados", afirmou.

Beyris nao descarta a possibilidade de o "1º Preço" deixar de ser uma marca e se transformar em lojas assim como acontece em vários países da Europa. Segundo ele, 30% das marcas comercializadas na linha "1º Preço", foram criadas exclusivamente para esta linha. "Nossos 100 fornecedores estao espalhados por todo país citando como exemplo a Xereta, produtora de biscoito, no interior do Estado e a Carolina, um laticínio localizado no sul. O Carrefour conta com 5 centros de distribuiçao.

O superintendente do Grupo no Brasil, Jean Duboc, projeta um faturamento da ordem de R$ 7 bilhoes para 1999, e estima que os investimentos para este ano nao deverao ultrapassar US$ 1 bilhao. Na sua opiniao, as vendas nos supermercados brasileiros deverao empatar com as do ano passado, enquanto o Carrefour deverá registrar crescimento nas vendas, em funçao das 120 lojas adquiridas no ano passado. "Os negócios deverao deslanchar no segundo semestre. A estimativa para os primeiros seis meses é de empate em relaçao ao mesmo período do ano passado".

Preços - Duboc disse que já fechou parceria com empresas de porte como Sadia, Danone, Arisco, recentemente adquirida pela norte-americana Bestfoods, Garoto, Bombril, entre outras, e que os reajustes de preços ao longo deste ano deverao ficar abaixo da inflaçao projetada pelo governo. "Isso permite uma boa negociaçao e uma participaçao no combate contra a inflaçao", afirmou. Segundo ele, no ano passado, o Carrefour teve problemas nas negociaçoes com as indústrias de eletrodomésticos, quando os reajustes beiraram 45%.

Duboc adiantou que o grupo francês pretende continuar construindo supermercados e hipermercados no país ou fazendo aquisiçoes.No ano passado, foram investidos perto de US$ 1 bilhao, no Brasil, quando foram adquiridas 120 novas lojas. O Carrefour conta atualmente com 69 hipermercados e 117 supermercados, empregando 50.000 funcionários.




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