Economia Titulo
Itália vai denunciar diretor da Nestlé na Justiça
Da AFP
24/11/2005 | 18:17
Compartilhar notícia


O ministro italiano da Saúde, Francesco Storace, vai processar o diretor-geral da multinacional suíça Nestlé, Peter Brabeck, por ter dito que a Itália autorizou a distribuição de leite em pó infantil sabendo que o produto estava contaminado, informaram nesta quinta-feira fontes oficiais.

Em comunicado, o ministério desmente as notícias divulgadas pela Nestlé sustentando que Brabeck teria fechado acordo com a Itália e a União Européia, em julho passado, para distribuir o produto inapropriado depois da mudança no sistema de produção das embalagens - o que teria contaminado o leite.

Para o ministro, estas afirmações são "completamente falsas e gravíssimas". Nesta semana a Nestlé retirou, por precaução, milhões de litros de leite infantil dos mercados de Espanha, Itália e Portugal que estavam impróprios para o consumo.

Em comunicado datado de 21 de novembro, a filial italiana da Nestlé determina a "retirada imediata de todos os produtos assinalados pelas autoridades" que contêm vestígios da substância ITX, a tinta utilizada na fabricação de embalagens. Segundo um porta-voz da Comissão Européia, o produto ITX "apresenta poucos riscos para a saúde" devido à pouca quantidade encontrada no leite contaminado.

Neste contexto, as autoridades italianas da região de Marche começaram a retirar nesta quinta-feira vários lotes de leite infantil da marca 'Aptamil 2' do grupo alemão Milupa, que também estavam contaminados com a tinta da embalagem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;