Cultura & Lazer Titulo
Grafite ganha mostra mundial
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
09/04/2002 | 21:04
Compartilhar notícia


Tudo pronto para a 1ª edição da Mostra Mundial de Grafite, que acontecerá em Santo André entre 5 e 11 de agosto deste ano. Nesta terça, na atividade de lançamento, 30 equipes de grafiteiros da região pintaram a parte interna da passarela situada sobre a Estação Ferroviária da cidade.

“Com esse evento já começamos a sensibilizar as pessoas para a chegada das equipes de grafiteiros, que virão de vários países e Estados brasileiros”, afirma Jefferson Sooma, integrante da Assessoria da Juventude, entidade que organiza a Mostra em conjunto com a Prefeitura.

São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas, vindas de países como Canadá, Portugal, Chile, Itália, Inglaterra e México, além de representantes do Rio Grande do Sul, Bahia, Rio, Pará, Santa Catarina e Paraná, entre outros.

Mas a grafitagem não será a única atração do evento. Haverá, ainda, seminários e exposições de experiências em outros países. Em Santo André, a função dessa arte está bastante relacionada ao social. “Funciona como uma maneira de combate à violência e engajamento de jovens na participação da sociedade e, ainda, contribui para o embelezamento de espaços urbanos”, diz Sooma.

Os grafiteiros sempre fazem questão de lembrar que estão na contramão dos pichadores. “O grafite é um dos elementos do movimento hip hop e beneficia a cidade com uma imagem revitalizada”, afirma o assessor da Juventude. Segundo Sooma, Santo André é a terceira cidade mais grafitada do mundo.

No ano passado, os cineastas Tata Amaral e Francisco César Filho realizaram o documentário Vinte.Dez, que aborda a periferia andreense e que olha com atenção para o grafite da cidade. O filme será exibido no Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade, no próximo dia 19, às 23h, no Cineclube Directv (tel.: 3085-7684), em São Paulo, com entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;