Internacional Titulo
Santer: aproximaçao entre AL e UE nao pode ser apenas econômica
Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 16:31
Compartilhar notícia


O presidente da Comissao Européia, Jacques Santer, disse, neste sábado, que a aproximaçao dos países da América Latina com a Uniao Européia nao pode ser apenas comercial, mas tem que se dar também no relacionamento político e cultural. Em visita a esta cidade, patrimônio histórico da humanidade, Santer argumentou que é muito importante para os países da Uniao Européia um estreitamento com o Mercosul, já que existem objetivos comuns entre os blocos. Ele destacou que para a Uniao Européia a criaçao de uma moeda única foi um passo importante, que ajudou na sua consolidaçao, mas ressalvou que a existência do mesmo mecanismo no Mercosul é um assunto que terá que ser definido apenas pelos países integrantes.

Santer afirmou que o interesse da Europa é obviamente econômico e comercial, mas destacou a necessidade de se estabelecer um diálogo político entre os países que estao em conversaçao durante a Cimeira. 'Isso traz vantagem para os dois lados``, assinalou. Como exemplo dessa atuaçao conjunta, o presidente da Comissao Européia lembrou açoes que podem e devem ser feitas em conjunto para o combate ao narcotráfico. 'Esse é um ponto que precisamos discutir, o combate ao narcotráfico e ao crime organizado. Ver como podemos gerenciar políticas nesse sentido e lidar com a falta de recursos``.

Ele apontou que as dificuldades nessas áreas sao comuns aos países. 'Temos que fazer uma reflexao e arquitetar soluçoes e propostas financeiras para combater esse problema com mais transparência``, salientou, lembrando que a Uniao Européia está finalizando acordos com o México que prevêem inclusive a cooperaçao na luta contra o narcotráfico. 'Penso que no mundo globalizado , tudo que acontece aqui, reflete em nós. Por isso, temos que ficar juntos e daí a importância desse encontro para aprofundar as nossas relaçoes``, analisou Santer, ressaltando que este encontro no Brasil dará embasamento para tal aprofundamento das relaçoes.

A proposta da criaçao de uma moeda única para o Mercosul, como no caso do Euro, avaliou o presidente da Comissao Européia, é uma idéia interessante, mas que terá que ser pensada somente pelos países que compoem o bloco. Ele disse que particularmente acredita que a moeda única ajuda no sucesso do bloco. O embaixador do Brasil na Comissao, Bruno de Tomás, também lembrou o comando único da Uniao Européia (representado justamente pela Comissao) como medida de eficiência para atuaçao do bloco e disse que acredita que exista no Mercosul essa mesma tendência de 'negociar só com uma voz``.

Santer, que assunirá uma cadeira no Parlamento Europeu para o qual foi eleito, e o vice-presidente da Comissao, o espanhol Manuel Marín, que voltará a lecionar em Madri, deixarao os cargos no próximo mês.

A visita a Ouro Preto foi um pedido particular de Santer, que chegou no país na sexta-feira passada. Ele contou que já havia estado no Brasil várias vezes, mas tinha curiosidade por conhecer Ouro Preto. O presidente da Comissao Européia, ciceroneado pelo secretário de Estado da Cultura de Minas, Angelo Oswaldo, perambulou por igrejas e museus e considerou a cidade muito bem conservada. Os investimentos nesse setor, acredita, poderao ser feitos com mais intensidade a partir dos acordos entre os países. Ele afirmou que nao existe ainda qualquer projeto ou interesse específico com relaçao a Ouro Preto ou outras cidades históricas brasileiras, ressaltando que a escolha dos locais para investimentos caberá ao próprio país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;