Internacional Titulo
Uruguai e Cuba restabelecem relações diplomáticas
Da AFP
01/03/2005 | 20:01
Compartilhar notícia


O governo do novo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou nesta terça-feira o restabelecimento de suas relações diplomáticas com Cuba.

As relações entre os dois países foram rompidas em abril de 2002 sob a presidência do antecessor de Vázquez, Jorge Batlle, depois de uma violenta polêmica sobre os direitos humanos.

Vázquez expressou sua satisfação com a retomada de laços "que nunca deveriam ter sido rompidos", depois da assinatura dos documentos diplomáticos pelos ministros cubano e uruguaio das Relações Exteriores, Felipe Pérez Roque e Reinaldo Gargano.

Pérez Roque transmitiu ao novo presidente "as saudações solidárias e o abraço do companheiro Fidel Castro e do povo cubano".

O presidente cubano, que queria assistir à cerimônia de posse em Montevidéu, cancelou sua visita por motivos de saúde. "Fidel virá ao Uruguai muito em breve", afirmou Perez Roque.

As relações diplomáticas entre os dois países foram rompidas em 2002 por Batlle, ligado aos Estados Unidos, depois de uma violenta polêmica sobre os direitos humanos. Na ocasião, o governo uruguaio sugeriu o envio a Cuba de uma delegação da Comissão dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas).

Antes da posse de Vázquez, Gargano disse que "o Uruguai cumpriu então a missão da qual foi encarregado pelos Estados Unidos". Gargano considerou que era preciso "ter boas relações com o governo cubano, para poder opinar sobre o que nos parece certo ou errado".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;