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Força feminina no empreendedorismo
Milton Dallari
15/03/2011 | 07:24
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A mulher que simbolizava o ‘sexo frágil' ficou, definitivamente, no século passado. Ousada, confiante e cada vez mais independente, hoje ela participa ativamente de todos os segmentos. Temos como ótimos exemplos no meio político, onde ocupa cargos de vereadora, deputada, senadora, prefeita, governadora e até de presidente, e o universo econômico, onde tem se arriscado cada vez mais no mundo dos negócios. Competência, garra e criatividade, além de outras características exclusivamente femininas que auxiliam na condução política e empresarial, ela tem de sobra.

No caso específico do empreendedorismo brasileiro, a presença da mulher é crescente e muito considerável. De acordo com a última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), das 18,8 milhões de pessoas à frente de empreendimentos em estágio inicial ou com menos de três anos e meio de existência no Brasil, 53% são mulheres - apenas outros dois países, Tonga e Guatemala, possuem taxas de empreendedorismo feminino mais elevadas. O estudo também revelou que dos empreendedores por oportunidade no País, a maioria também é mulher (53,4%).

Os dados comprovam a polivalência da mulher. Esbanjando força, cuida dos filhos, do lar e ainda encontra motivação para se aventurar no complexo, mas fascinante, mundo dos negócios. Por serem mais intuitivas, mais flexíveis que os homens e com melhor relacionamento interpessoal, mulheres empreendedoras geram grau de confiança maior e poder de comunicação mais eficaz, itens importantes para conduzir de maneira saudável uma empresa. São atributos que fazem toda a diferença no processo de transformar o sonho de empreender em sucesso concretizado.

Apenas um alerta. Tão essencial quanto esse rol de características é o conhecimento administrativo e das peculiaridades do negócio a ser criado. Para isso, entidades como o Sebrae são de grande ajuda, já que ministram palestras e cursos para os mais variados segmentos empresariais, com o objetivo de ampliar o conhecimento do empreendedor e minimizar os inúmeros obstáculos que surgem na implementação de qualquer iniciativa. Com conhecimento e os incontáveis diferenciais na condução do próprio negócio, a mulher do novo século mostra que é ‘sexo forte' e que merece destaque não apenas no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas em todos os dias do ano.

 

Milton Dallari é conselheiro da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp.

 




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