Economia Titulo
Pesquisa de banco mostra retomada no setor de serviços no mês de agosto
Do Diário do Grande ABC
04/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O setor de serviços mostrou recuperação em agosto, segundo dados divulgados pelo HSBC PMI Serviços Brasil - parceria entre o grupo HSBC e a Markit, empresa global de informação de serviços econômicos.

A atividade no País colocou fim a um período de dez meses de retração. O número básico, índice de atividade de negócios, registrou 52,9 pontos, acima dos 49,7 de julho, indicando crescimento moderado na produção.

Os relatórios apontaram que a demanda maior por serviços teve início, principalmente, depois que as condições econômicas melhoraram - após o auge da crise financeira mundial.

A pesquisa aponta ainda que os custos médios de insumos - como gastos com manutenção, transportes e matérias-primas - cresceram durante o período mais recente,assim como têm aumentado desde o início da pesquisa em março de 2007.

O reflexo desse cenário e o otimismo em relação à atividade de negócios futuros contribuíram para que os níveis de emprego no setor fossem igualmente positivos em agosto.

Enquanto julho apontava um índice de 48,6 pontos, em agosto esse número subiu para 52,3. Pela primeira vez em onze meses, as empresas brasileiras de serviços contrataram pessoal adicional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;