Nacional Titulo
Lula vai acompanhar julgamento de seringueiros no AC
Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 17:29
Compartilhar notícia


Começou nesta terça-feira em Brasiléia, a 220 quilômetros de Rio Branco, o julgamento dos seringueiros Francisco Bezerra de Souza Filho, José Dias da Silva, José Bezerra de Souza Filho e Joaquim Frota de Souza, acusados de participar da morte do fazendeiro Nilo Sergio de Oliveira, em 29 de julho de 1980. Oliveira era o principal suspeito da morte de Wilson Pinheiro, entao presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Brasiléia. O motivo das mortes foi o conflito agrário. Ao todo, serao julgadas 16 pessoas.

O presidente de honra do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, irá ao Acre na quinta-feira para prestar solidariedade aos réus. O julgamento deverá durar a semana inteira. Lula e Pinheiro eram amigos. "Foram necessárias duas mortes para os fazendeiros entenderem o que os seringueiros queriam e para que os seringueiros entendem o que os fazendeiros queriam", disse à juíza Solange Fagundes a primeira testemunha de defesa, o agricultor Otávio Alves Nogueira.

Segundo outra testemunha de defesa, Joao Bronzeado, os desentendimentos entre Nilo e Wilson Pinheiro já durava um ano e os seringueiros comunicaram o caso às autoridades várias vezes. "Fomos até a Brasília, no Ministério da Justiça, mas ninguém fez nada para evitar a tragédia", disse Bronzeado.

O promotor Efraim Mendonza tentará provar que os acusados premeditaram a morte de Oliveira.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;