Economia Titulo
Senai e Sebrae lançam projeto Análise de Perigos
Do Diário do Grande ABC
16/06/1999 | 14:52
Compartilhar notícia


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) a Confederaçao Nacional de Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançam nesta quarta-feira no auditório do Senai, o Projeto APPCC - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle.

Dirigido a empresários de micro e pequenas empresas dos setores de pescado, carnes, frutas, hortaliças, laticínios e sorvetes, o projeto, adotado em segmentos do setor alimentício da Comunidade Econômica Européia e dos Estados Unidos, foi implantado no processo de melhoria da qualidade na produçao de alimentos, garantindo maior satisfaçao do consumidor, tornando as empresas mais competitivas e ampliando as possibilidades de novos mercados, principalmente o externo.

Semelhante aos procedimentos adotados nas normas da ISO 9000, o sistema, lançado com a assinatura da Lei 1.428, de 1993, só foi implantado este ano pelo Ministério da Agricultura e do Abastecimento, com o apoio das entidades - o Senai e o Sebrae investiram R$ 1,2 milhao. A parceria prevê três açoes: seminários para empresários, abordando conceitos e benefícios do projeto nas empresas, curso de formaçao de consultores, para técnicos indicados pelos parceiros e cursos para técnicos de empresa, com formaçao em alimentos. Segundo Carlos Alberto Leao, coordenador do projeto, a meta é formar 500 consultores até o ano 2000.

O gestor da Unidade Estratégica de Negócios Educacionais do Senai-SP, Milton Gava, defende a necessidade de maior conhecimento da tecnologia da fabricaçao e da qualidade dos alimentos, em conseqüência do crescimento do setor. "A indústria de produtos alimentares, principalmente as pequenas empresas, registrou um aumento de novos empregos de 864%, de 1992 até 1998. Por isso, os cursos sao importantes.

Lá os empresários aprenderao a produzir e manusear alimentos com qualidade e segurança tanto para o consumidor, quanto para o comprador desses produtos - restaurantes e lanchonetes -, de acordo com padroes de qualidades exigidos dentro e fora do país. Esse processo é fundamental para quem deseja exportar alimentos. Os seminários serao realizados em julho e os cursos em agosto e setembro, nas escolas Senai da Barra Funda e de Campinas, que trabalham no setor industrial de alimentos. Nasa - O Sistema APPCC, conhecido internacionalmente como Hazard Analysis and Critical Control Point (HACCP) surgiu na indústria química da Gra-Bretanha, há 40 anos. Com as viagens espaciais do homem na década de 60, a Nasa, nos Estados Unidos, investiu na segurança da saúde dos astronautas, com pesquisas que eliminassem a possibilidade de doenças associadas aos alimentos, durante a permanência no espaço.

Contratada para desenvolver programas de suprimentos alimentares para as viagens espaciais, a companhia Pillsbury concluiu que o controle de todas as etapas de preparaçao do alimento, incluindo matéria-prima, ambiente, processamento, estocagem, distribuiçao e consumo, seria a garantia da segurança e qualidade dos produtos.

Segundo a Pesquisa Industrial por Amostragem (PIAM), de 1992 a 1998, a expansao do emprego atingiu 69%, atingindo cerca de 864% nas pequenas empresas (com até 99 trabalhadores), 220% nas médias (100 a 499 empregados) e 37% nas grandes empresas (500 empregados e mais).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;