Internacional Titulo
Americanos bombardeiam talibãs em fuga
Do Diário OnLine
Com Agências
10/11/2001 | 20:35
Compartilhar notícia


Os aviões norte-americanos bombardearam neste sábado talibãs que se retiravam da cidade de Mazar-i-Sharif, tomada na sexta pelas forças da Aliança do Norte. O coronel David Lapan, no Pentágono, afirmou que os ataques aos fugitivos visam ajudar a oposição armada ao Talibã em seus avanços terrestres no Afeganistão.

"Estamos tentando tirar proveito da situação em Mazar-i-Sharif", declarou neste sábado Lapan. "Quando os talibãs saem de seus esconderijos, nós os bombardeamos", continuou.

O membro do Pentágono mostrou-se cauteloso com a tomada de Mazar-i-Sharif pela opoisção. "Serão necessários alguns dias para se ter a certeza de que a Aliança vai manter o controle da cidade e de que os talibãs não vão contra-atacar para reconquistá-la", analisou.

A Aliança do Norte, ajudada pelos bombardeios americanos contra as linhas de frente do Talibã, conseguiu na sexta-feira tomar a estratégica cidade do Norte afegão. Neste sábado os avanços por terra continuaram, com a Aliança reivindicando o controle de Sar-i-Pul, Samangan, Faryab e Jowzjan. A capital Kabul, seria o próximo destino das tropas oposicionistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;