Fechar
Publicidade

Domingo, 29 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

politica@dgabc.com.br | 4435-8391

Doria é favorito para S.Paulo e rivaliza com Lula a presidente, diz Paraná Pesquisas

Prefeito da Capital lidera em três cidades contra duas do ex-presidente; Michel Temer é esquecido


Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC

05/05/2017 | 07:00


Após surpreender no ano passado e ser eleito prefeito de São Paulo ainda no primeiro turno, João Doria (PSDB) começa a ganhar corpo para disputar a eleição em 2018. Pelo levantamento feito pelo instituto Paraná Pesquisas em cinco das sete cidades do Grande ABC, o nome do tucano é amplo favorito para o pleito ao governo do Estado e rivaliza de igual para igual com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial. O atual presidente da República, Michel Temer (PMDB), está entre os últimos colocados em todos os municípios.

A figura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) já encontra adeptos na região na disputa pela Presidência da República. A ex-presidenciável Marina Silva (Rede) também aparece entre as primeiras colocadas. Por outro lado, o atual governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), aparece na liderança somente em São Caetano – ele fica atrás em Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá.

A rivalidade na corrida presidencial fica entre Doria e Lula. O tucano abocanhou a preferência eleitoral em Santo André (26,1% contra 21,5% de Lula), em São Caetano (38,5% a 9,8%) e Mauá (26,4% a 24%). O petista fica na liderança em São Bernardo (30% contra 24,1% de Doria) e Diadema (26,1% a 23,9%).

Quando Lula é retirado da listagem de candidatos na pesquisa estimulada – substituído pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) ou pelo ex-governador cearense Ciro Gomes (PDT) –, Doria dispara e passa para o topo do levantamento em todas as cidades. Em São Caetano, por exemplo, um cenário sem a presença de Lula eleva a 38,5% o contingente de votantes no tucano.

Doria tem se esquivado da concorrência federal, dizendo que seu candidato ao Palácio do Planalto é Alckmin – justamente quem o patrocinou politicamente para a prefeitura paulista. Entretanto, no tucanato já é dado como certo que o empresário será o nome da legenda na corrida presidencial.

ESTADO
Para o governo do Estado, Doria lidera todos os levantamentos em que seu nome aparece. Ele supera, com folgas, os adversários Paulo Skaf (PMDB), Fernando Haddad, Gilberto Kassab (PSD), Carlos Giannazi (Psol) e Márcio França (PSB).
 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;