Internacional Titulo
UE afirma vontade de lutar contra proliferação de mísseis
Das Agências
15/06/2001 | 22:05
Compartilhar notícia


Os chefes de Estado e de Governo dos países da União Européia concordaram, durante jantar em Gotemburgo (Suécia), nesta sexta-feira, com a criação de um projeto de declaração que destaca sua vontade de lutar contra a proliferação de mísseis balísticos.

No texto, que deve ser assinado na manhã deste sábado durante as conclusões do encontro, os países convidam o Conselho a "adotar rapidamente uma posição comum sobre a luta contra a proliferação dos mísseis balísticos, baseada na universalização do código de conduta internacional proposto pelos membros do RCTM" (Regime de Controle da Tecnologia de Mísseis, criado em 1987, que conta agora com 33 membros).

"Essa iniciativa poderia levar, num exato momento, à convocação de uma conferência internacional", dizem, e acrescentam que "a iniciativa será conduzida com total transparência entre os principais sócios da União Européia".

O presidente francês, Jacques Chirac, lançou a idéia dessa conferência no dia 8 de junho no instituto de Altos Estudos de Defesa Nacional (IHEDN), e o chanceler Gerhard Schroeder a assinou na última terça-feira na cúpula franco-alemã de Friburgo.

O presidente francês renovou sua proposta na quarta-feira na OTAN, durante sua resposta ao projeto norte-americano de escudos antimíssies, por entender que o mais importante é lutar contra a proliferação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;