Automóveis Titulo
Do Grande ABC para o mundo
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
11/11/2009 | 07:00
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O Brasil não é somente um dos países que mais se destacam na produção e venda de automóveis. Os comerciais - pesados e semipesados - também têm participação importante não apenas no cenário nacional, mas também mundo afora exportando motores, caixas de câmbio, eixos e ferramentais. A fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo é um exemplo, produzindo equipamentos utilizados em veículos montados na América do Sul, México, Estados Unidos e Europa.

De acordo com Ronald Linsmayer, COO (Chief Operating Officer) da área de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, a planta do Grande ABC "não deve nada em termos de qualidade de produção" para outras fábricas da montadora pelo mundo, inclusive a matriz alemã.

Entre 2007 e 2008, a Mercedes de São Bernardo exportou de 45 mil a 50 mil motores - em média - para outras nações, principalmente para a Sprinter produzida na Argentina, para ônibus montados na Espanha e na Alemanha, e caminhões da Freightliner - marca pertencente ao grupo Daimler nos Estados Unidos.

Transmissões também são um ponto forte da marca alemã em solo brasileiro. Entre 2007 e 2008, foram produzidas de 40 mil a 45 mil caixas de câmbio destinadas aos caminhões feitos na Alemanha e EUA (Freightliner), para os ônibus montados na Turquia e para a picape Dodge Ram, produzida no México pela Chrysler - ex-parceira da Mercedes na época da DaimlerChrysler.

A exportação de eixos é menor em números, mas não menos importante. Atualmente, segundo Linsmayer, são levados entre 10 mil e 12 mil eixos para a Argentina para equipar a Sprinter.

A parte de ferramental, que conta com aproximadamente 270 funcionários que trabalham 450 mil horas por ano, completa o leque de componentes exportados pela Mercedes-Benz do Brasil. Linsmayer, particularmente, demonstra muito orgulho deste setor da empresa, já que em São Bernardo são produzidos ferramentais para estampar peças não somente de caminhões, mas também de automóveis das classes C, E e S fabricados na Alemanha. "Isso comprova os processos robustos e a mão de obra qualificada que utilizamos aqui", enaltece.

Hoje, os veículos fabricados no Brasil são exportados para cerca de 50 países. Ao longo de sua trajetória, a montadora chegou a atender mais de 90 nações.

MERCADO - Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil tornou-se o principal mercado de caminhões acima de 3,5 toneladas (PBT - Peso Bruto Total) para a Mercedes-Benz. Foram vendidas nesse período 23 mil unidades, uma queda de 20% em relação aos nove primeiros meses de 2008. No entanto, esta retração foi menor do que em outros mercados.

A fábrica da Mercedes em São Bernardo já produziu, desde 1956, ano em que se instalou na região, 1,2 milhão de caminhões e 540 mil ônibus. De acordo com dados da Mercedes, já foram vendidos, desde a instalação, mais de 1 milhão de caminhões por aqui. "De cada dez caminhões, cinco são Mercedes", exalta Linsmayer, funcionário da empresa desde 17 de janeiro de 1987.

Com cerca de 2.500 colaboradores diretamente envolvidos na linha de produção de caminhões e outros 2.500 funcionários na produção de agregados, a unidade local é a segunda maior do grupo, perdendo apenas para a planta da Alemanha. Aqui no Brasil, a fábrica está encravada em um terreno de 1 milhão de metros quadrados.




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